Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu retiram diversos pneus de dentro do Rio

Em meio às atividades comemorativas do Dia do Rio Mogi Guaçu no sábado, dia 23, o Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu retirou grande quantidade de pneus das águas no trecho do Parque dos Ingás, próximo da Ponte Metálica.

Foi retirada pela menos uma dúzia de carcaças, a maioria pneus de caminhão, e até um televisor, além de uma rede de pesca clandestina.

O baixo nível do leito do rio nesta época de estiagem facilitou visualizar os pneus enroscados na quebradeira.

Os “Sentinelas” tiveram muito trabalho sob o sol quente. Eles desceram dos barcos e entraram na água para recolher os pneus, que depois foram transportados em uma caminhonete da SAAMA (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente).

Duas carcaças terão de ser guinchadas porque estão muito encravadas no fundo, o que sugere que foram descartadas há muito tempo. As que o grupo conseguiu retirar serão enviadas para reciclagem.

O Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu tem realizado diversas ações voluntárias para preservar o rio que empresta nome à maior cidade da Baixa Mogiana, entre elas mutirões de limpeza das margens em parceria com caiaqueiros.

Em parceria com a Prefeitura, o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, os “Sentinelas” têm participado de eventos com o Dia Mundial da Água e o “Domingo na Franco”.

Os passeios de barco, gratuitos para a população, já se tornaram o ponto alto desses eventos. Nas duas edições do “Domingo na Franco” e nas comemorações ao Dia Mundial da Água, o grupo realizou a soltura de milhares de alevinos no Mogi Guaçu.

Os “Sentinelas” contam com apoio de algumas empresas para custeio de parte dos gastos das operações e também da Prefeitura, quando em parceria com o Município, como nas atrações do Dia do Rio Mogi Guaçu, a convite da SAAMA.

O grupo mantém uma página no Facebook para divulgar as muitas ações de que participa. Empresas interessadas em colaborar com os “Sentinelas” podem entrar em contato com Jean Carlo Canato através dessa página ou de sua página pessoal.