Conselho e fundo do Turismo elegem seus representantes

O primeiro passo para o desenvolvimento turístico de Mogi Guaçu foi dado na noite desta quinta-feira, dia 28, com a eleição da diretoria do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), que foi formado para apresentar projetos e pleitear recursos estaduais e federais para o município.

O COMTUR foi criado com o objetivo de incluir Mogi Guaçu no MIT (Município de Interesse Turístico) da Secretaria de Cultura do Estado.

Qualquer cidade pode requerer o título de MIT, desde que tenha aptidão para o setor e atenda algumas exigências previstas na Lei, como possuir meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística.

Também deve ter capacidade de atender a população fixa e flutuante, quanto ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Mogi Guaçu atende os requisitos, uma vez que criou o Conselho Municipal de Turismo por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal.

Após a apresentação do projeto de lei, a documentação da cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual do Turismo. A pasta e seus técnicos avaliam a validade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia Legislativa do Estado que pode votar o projeto. Aprovado, o projeto é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.

A primeira reunião do COMTUR ocorreu na noite de quinta-feira, na Sala de Vídeo do Centro Cultural. O encontro foi conduzido pelos secretários de Cultura e de Esportes e Turismo, Luiz Carlos Ferreira e Patrícia Guidini, respectivamente. Foi apresentada a diretriz do COMTUR e sem seguida ocorreu a eleição de sua primeira diretoria.

O COMTUR tem como presidente Luís Cláudio Soares de Oliveira, representante do setor de restaurante. O vice-presidente é Julherme Correa, ligado ao mesmo setor. Luiz Carlos Ferreira é o primeiro secretário e Renato Finazzi Porto o segundo secretário.

Em seguida também ocorreu a eleição do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo), que vai gerir os recursos provenientes da arrecadação para o turismo. Neste ano ainda serão realizadas outras cinco reuniões para que a documentação de criação do COMTUR seja remetida a governo do Estado, para que Mogi Guaçu seja incluída como Município de Interesse Turístico.