No Dia Nacional da abelha, comemorado em 3 de outubro, CATI promove evento com atividades e exposição e venda de produtos do mel e seus derivados – entrada é gratuita

Celebrado no próximo dia 3 de outubro, o Dia Nacional da Abelha é uma oportunidade para a conscientização sobre a importante participação desses insetos no processo de polinização de grande parte das culturas agrícolas e espécies florísticas silvestres, contribuindo assim para a preservação da vida.

Para debater e aprofundar o conhecimento sobre esses assuntos e, também, para conhecermos melhor as abelhas nativas sem ferrão, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará um encontro para o público em geral no próximo dia 3 de outubro, em sua sede, em Campinas.

A programação contará com palestras do biólogo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, que é também presidente da Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa). Na parte prática, os participantes poderão participar de uma vivência com as abelhas nativas sem ferrão, juntamente com os meliponicultores que trarão seus enxames para exporem aos participantes e falarem sobre diversas espécies. O evento contará também com exposição e venda de produtos do mel e seus derivados.

“Comemorar essa data com ações de conscientização sobre a relevância das abelhas é imprescindível atualmente, devido aos impactos negativos causados pela ação do homem na natureza”, avalia João Brunelli Júnior, coordenador da CATI.

Segundo o engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, que trabalha na Divisão de Extensão Rural (Dextru) da CATI, um dos organizadores do evento, o encontro oferecerá uma oportunidade para troca de saberes e experiências a respeito das abelhas e um momento de estudo e reflexão sobre a importância delas em todos os ecossistemas.

Ações da CATI em prol da conservação das abelhas

Considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar, a apicultura está em franca expansão e precisa de estímulo e incentivo. Por isso, a instituição, atenta ao movimento crescente da apicultura em São Paulo, tem incentivado os apicultores a se organizarem, visando à formalização da produção artesanal, com agregação de valor e maior inserção no mercado. Por meio do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, associações e cooperativas de produtores familiares e de comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) têm sido beneficiadas com recursos para a aquisição de equipamentos e construção das chamadas Casas do Mel, áreas para o beneficiamento de produtos apícolas. Até o momento foram investidos mais de R$ 1,6 milhão.

Para contribuir com a difusão de conhecimento, a instituição tem disponível no seu catálogo de publicações o Boletim Técnico 202 – Apicultura, importante material que auxilia os iniciantes e estimula os apicultores de longa data. Ainda na área editorial, a CATI mantém disponível em seu site uma edição especial da Revista Casa da Agricultura sobre o tema, que pode ser acessada no linkhttp://www.cati.sp.gov.br/revistacasadaagricultura/17/index.html. A instituição também mantém um projeto educativo sobre a meliponicultura.

Curiosidades

· A apicultura é a atividade de criação de abelhas do gênero Apis (dotadas de ferrão, as quais no Brasil são resultado do cruzamento entre as abelhas europeias introduzidas na época da Colonização e uma espécie africana, introduzida na década de 1950, por isso são denominadas “africanizadas”).

· Mais de 20 mil espécies abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda permanecem desconhecido. Só no Brasil já foram identificadas quase três mil espécies de abelhas.

· Para produzir mel, as abelhas que coletam o néctar precisam realizar milhares de viagens todos os dias, visitando milhares de flores.

· A maior parte do mel produzido no Brasil é silvestre, retirada de floradas nativas. A exceção fica para o mel de Santa Catarina, que é retirado das macieiras, e para o mel de São Paulo, cuja boa parte é produzida com base nas laranjeiras e nos eucaliptos.

Serviço: Encontro Dia Nacional da Abelha


Programação: 
palestras; vivência com as abelhas nativas sem ferrão, juntamente com os meliponicultores; exposição e venda de produtos do mel e seus derivados.


Data: 
3 de outubro de 2017


Local: 
Auditório da CATI – Avenida Brasil, 2.340 – Jd. Chapadão – Campinas (SP)


Horário: 
das 8h às 17h


Inscrições gratuitas no local


Informações: www.cati.sp.gov.br / (19) 3743-3859