Dia dos Professores:do luto à luta.

Colaborando mais uma vez com o Portal Guaçuano o Professor André de Oliveira  e Coordenador da Intersindical de nossa cidade.Escreve um artigo com o Tema  ” Dia dos Professores : do luto à luta ” . No artigo o professor André Oliveira  comenta  a vida e luta diária de um professor 

Dia dos Professores: do luto à luta

Dia 15 de Outubro comemora-se mais um Dia do Professor. É dia de renovar o apreço e a consideração que esta classe merece em seu papel fundamental na construção de uma nação mais justa e mais humana. Professoras e Professores são os arquitetos do nosso futuro.

Nessa perspectiva, há que se reconhecer que o momento não proporciona muita coisa a celebrar. O movimento golpista e reacionário que toma conta das instituições enxerga nos professores uma ameaça a seu projeto de pensamento único, que deseja legitimar a concentração de capital e a desigualdade social como regra natural do sistema vigente. Calar e controlar os Professores virou o mote da turba conservadora. Soma-se aos ataques à liberdade de ensinar, um acentuado desmonte da carreira docente, com o congelamento de salários, o fechamento de salas de aula e a redução de investimentos na Educação, no contexto de um teto de gastos que transfere para o setor financeiro o dinheiro que deveria ser destinado a investimentos sociais.

O Professor não sabe mais o que projetar para sua carreira, estando à mercê de um pacote de reformas que ataca os trabalhadores. Ao mesmo tempo sente-se abandonado, servindo de escudo do governo para a violência cotidiana, produto das tensões sociais.

No entanto, por desolador que se configure este quadro, é necessário continuar a luta pela Educação, único caminho para uma sociedade justa e democrática.

PROFESSORAS E PROFESSORES PARABÉNS PELO SEU DIA!