Donos de barracas fecham acordo com Feag e Prefeitura

Os comerciantes que ocupam irregularmente parte da Praça Prefeito Orlando Chiarelli, o Parque dos Ingás, chegaram a um acordo com a Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas (FEAG) e a Prefeitura para regularização das suas atividades.

Para isso, serão construídos mais nove boxes anexos ao pavilhão comercial do Terminal de Ônibus, ao custo aproximado de R$ 120 mil. Pelo acordo, eles investirão R$ 6 mil cada um como contrapartida e terão isenção de aluguel por 12 meses.

Na quarta-feira, dia 25, houve uma terceira reunião entre os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Luís Henrique Bueno Cardoso, e de Serviços Municipais, Luiz Martini Neto, e o presidente da FEAG, José Roberto Panciera.

Um representante da Companhia de Imóveis, imobiliária contratada pela FEAG para administrar a locação de boxes do Terminal, também participou do encontro que definiu os procedimentos estabelecidos na proposta de acordo.

A elaboração do projeto dos novos boxes ficou a cargo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU), ao passo que a Secretaria de Serviços Municipais (SSM) ficou de remover árvores, grama e alguns postes de iluminação da área.

O corte de árvores já foi autorizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA). Segundo Henrique Cardoso, a previsão é que a obra tenha início imediato e seja concluída em 40 dias.

As barracas dos comerciantes ocupam irregularmente a área verde entre o restaurante do Parque dos Ingás e o prédio da antiga Cadeia Pública desde a reforma do Terminal de Ônibus, entre 2010 e 2012.

Desde 2013, a Prefeitura vem tentando resolver o impasse e propôs vários prazos para a desocupação do local. A solução veio através do acordo consolidado esta semana.