Dezembro Vermelho

A Secretaria de Saúde promoveu  na ultima  sexta-feira (  1º de dezembro ) uma ação de conscientização na Praça Rui Barbosa, o Recanto, alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Com a finalidade de orientar o público sobre a questão da AIDS, a atividade será realizada através da Vigilância Epidemiológica em uma barraca instalada na praça, das 9h às 15h, período em que serão distribuídos preservativos.

Ao contrário dos outros anos, em 2017 a ação será realizada durante todo o mês de acordo com a lei 13.504, que foi promulgada no último dia 7 e institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A iniciativa proposta pelo Ministério da Saúde é denominada “Dezembro Vermelho”, como “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, dedicados à prevenção dos cânceres e mama e de próstata.

Para chamar a atenção da população para o tema, todas as unidades de saúde da Prefeitura, bem como o CAPS I e II, CAM e CAIA, receberam material alusivo à campanha, como bexigas e fitas vermelhas.

Por solicitação da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Comunicação Social produziu banner e outdoors e conteúdo jornalístico para amplificar a divulgação do “Dezembro Vermelho”.

De acordo com os registros municipais, o primeiro caso positivo de AIDS de Mogi Guaçu foi diagnosticado em 1988, tendo como paciente uma mulher. Desde então, incluindo crianças, são 394 casos confirmados no Município.