Sinal analógico será desligado em Janeiro de 2018

O Grupo de Implantação da TV Digital decidiu na manhã desta terça-feira, dia 28, que o período de desligamento foi adiado do dia 29 de novembro, quarta-feira, para o dia 17 de janeiro de 2018, na região de Campinas.

A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%). Segundo a pesquisa Ibope Inteligência, na região de Campinas, o percentual foi de 88%. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 25 de novembro.

A amostra contou com 1.442 entrevistas, enquanto no conjunto das demais cidades foram realizadas 2.198, que totalizam 2.324 entrevistas. A amostra é representativa dos domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.

Em Mogi Guaçu, está havendo a distribuição de aparelhos de conversão do sinal analógico para o digital através da Seja Digital, que é a entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal no Brasil.

Aparelhos de TV mais modernos já são vendidos com o transmissor digital embutido. Mas as televisões mais antigas necessitam de um transmissor externo, que pode ser encontrado em qualquer loja especializada ou adquirido gratuitamente no Seja Digital.

As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um kit gratuito, com antena digital e conversor, além de controle-remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o número do NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

Criada por determinação da Anatel, a Seja Digital tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle remoto para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Para informar e preparar a população, a Seja Digital implementou campanhas e ações na cidade. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, a população vem sendo atendida nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no Poupatempo, por uma equipe de promotores.

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos.

Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV. A estimativa é que mais de 10 mil kits sejam distribuídos em Mogi Guaçu.