Planos de negócios saem do papel e se transformam em realidade para alunos do Senac

Com o objetivo de estimular a formação de cultura empreendedora e inovação, o Empreenda Senac tem permitido aos alunos de todas as modalidades de ensino a tirarem do papel ideias inovadoras que, hoje, ganham corpo no mundo do trabalho. Em sua 10ª edição, a competição envolveu mais de 5 mil alunos e recebeu 1.713 projetos, dos quais 12 foram premiados. Sendo dois deles de estudantes do Senac Mogi Guaçu. 

João Vitor Honorio e Katheleen Raquel Faustinoni, ambos com 17 anos, são alunos do programa Aprendizagem da unidade e conquistaram o segundo lugar na categoria com o projeto Facilite Compras, no qual apresentaram um aplicativo que possibilitará aos supermercados da região da Baixa Mogiana venderem seus produtos de forma on-line. Além das aulas teóricas ministradas pelos docentes do Senac (em sala do Sincomércio de Mogi Mirim), os jovens realizam atividades práticas, complementares à sua formação, na rede de supermercados.

“A ideia do projeto surgiu a partir da perspectiva do nosso ambiente de trabalho, que é um supermercado. Pudemos notar que as pessoas estavam cada vez mais apressadas e conectadas o tempo todo aos smartphones. Então me veio a ideia de fazer um aplicativo de compras para supermercados com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, gerando ganho de tempo”, explica Katheleen.

João gostou do projeto e decidiu unir forças para participarem juntos do Empreenda Senac. “Desde o desenvolvimento do plano de negócios até o painel de apresentações exigiu muito nós. Tudo foi bastante trabalhoso e diferente do que estávamos acostumados a fazer, mas valeu muito a pena e tiramos boas lições de ter participado e ter conquistado o segundo lugar”, conta. Os dois estudantes têm planos para colocar o aplicativo no mercado, mas, por enquanto, vão fazer alguns ajustes e melhorias no projeto.

De acordo com Marina Sierra de Camargo, coordenadora da área de empreendedorismo do Senac São Paulo, os alunos da instituição estão cada vez mais engajados na criação de planos de negócios em consonância com o mercado. “O Senac acredita que estimular posturas empreendedoras contribui para a construção de uma sociedade de oportunidades, na qual o indivíduo assume o papel de inovar, criar e realizar seus próprios projetos de vida. Vencedores da competição ou não, muitos de nossos alunos aproveitaram o espírito e tiraram do papel ideias que hoje ganham corpo no mundo do trabalho”, afirma.

Uma década de engajamento – ao longo de 10 anos, o Empreenda Senac reuniu mais de 33 mil alunos participantes, aproximadamente 12 mil ideias e mais de 3 mil planos de negócios que refletem o estímulo e a difusão dos conceitos de empreendedorismo de forma prática. O engajamento dos estudantes, segundo Marina, ocorre tanto nas modalidades presenciais quanto a distância.

Empreenda Senac – destinado para todos os alunos dos programas Aprendizagem e de Educação para o Trabalho, de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, na qual os inscritos, em categorias, participam de um processo de avaliação. A primeira etapa desse ano teve início abril, com a elaboração da ideia, passando pelo desenvolvimento do plano de negócios e, finalmente, a apresentação do projeto e premiação, em novembro. As ideias inovadoras são contempladas com visitas a centros nacionais considerados referência em empreendedorismo e intercâmbios no exterior.

Empreendedorismo – no Senac São Paulo, o empreendedorismo é um modo criativo e inovador de pensar e agir com relação a oportunidades para a geração de valor individual e coletivo. Trata-se de um conceito mais amplo do que apenas o de iniciar ou gerir um negócio próprio: é a atitude inovadora do profissional ao agir no seu ambiente, identificar oportunidades e criar iniciativas diferenciadas, como uma nova empresa, uma iniciativa social ou sugerir e operar transformações em uma organização. Dessa forma, a instituição investe na cultura e na experiência empreendedora dentro de suas salas de aula, fomentando-a também por meio de ações e eventos realizados ao longo do ano.

Serviço: 

Local: Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 – Jardim Paulista
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu