Como evitar as calculos renais

Em uma entrevista exclusiva o Dr.Fernado Cunha falou  ao Portal Guaçuano sobre um dos problemas que mais afeta a população mundial os cálcios renais e popularmente conhecido como  pedras nos rins.O Dr.Fernando Cunha que é um dos grandes urologista da nossa cidade deixou alguns conselhos a nossa população ,lei na integra como evitar o problema.
A água oculpa 65 % do organismo humano e todas as reações quimicas e funções vitais precisam selar e desempenhar multiplas tarefas como por exemplo:  um veiculo de transportar para alimentos,reciduos e sais minerais,a agua conuz a glicose e também o oxigênio para  o interior das celulas,onde ocorre a metabolização entre outras.

Cerca de 10% da população independente do sexo ou idade já tiveram,têm ou terão colica renal ao menos uma vez na vida.

A colica ranal se manifesta em geral com dor nas costa,de um lado já ma alturas das  ultimas costelas.Pode se dar estas dores ou crises fortes e passa,vem de novo passa até se tornar costante.

A dor pode irradiar por todo abdomêm,acometendo até o testiculos ou labíos da vagina do lado atingido,engôos,vomitos e vontade de defecar constuma ocorrer.Os grandes reponsavéis pela formação de calculos renais:são a hereditariedade,certos alimentos ( carnes,leites,frutos do mar,sal e embutios).

Disturbio do metabolismo do calcio e do ácido urico são maios frequentes e pouca ingestão de água.O segredo para não formar outras pedras é aumentar a ingestão de liquidos ( 2 litros de água filtrada por dia ),tomar sucos sitricos ( especialmente limonada ,diminuir a ingestão de sódio.

Diminuir a ingestão de proteina animal ( carne vermelha ).Controle do peso, calcio sem exagerar,praticar atividades fisicas com regularidades.

Faça  o  teste da urina,pois  a cor da urina é a foram mais facil de saber se está tomando liquido adequadamente a amarela carregada é um alerta a quantidade de agua está sendo insuficiente e favorece a formação de calculos renais ,por isto deixa sempre a urina clarinha e transparente.

Dr.Fernado Cunha é médico Urologista.