PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

INF_6004Foi aberto na noite de quinta-feira, dia 17, o programa de formação de agentes para o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que é executado através de ação conjunta da União, Estado e municípios.

O evento de abertura, presidido pela Secretária Municipal de Educação, Célia Mamede, foi realizado no CEI (Centro de Educação Infantil) “Casa da Criança”. A professora Paula Massi Reis Pires proferiu palestra aos presentes.

Este ano, o programa vai oferecer formação a 200 professores na área de Matemática. Em 2013, foram 180 profissionais formados na área de Língua Portuguesa.

Os alfabetizadores  do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental receberão a formação através de nove orientadores de estudos formados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os professores cursistas recebem bolsa de estudos mensal de R$ 200,00 enquanto durar o curso, para viabilizar a participação nos encontros presenciais. A bolsa é fornecida pelo Governo Federal, através do Sistema Geral de Bolsas.

Para apoiar o trabalho, no ano passado, o Ministério da Educação forneceu materiais pedagógicos como livros didáticos, dicionários de língua portuguesa, jogos pedagógicos, e kits de livros de literatura infantil.

O programa tem como meta fazer com que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.