APÓS TEMPORAL, SECRETARIAS SE MOBILIZAM PARA RECUPERAR LOCAIS ATINGIDOS

DSC_0012As secretarias de Obras e Viação, de Serviços Municipais e de Meio Ambiente tiveram bastante trabalho nesta quarta-feira, dia 89, para limpar diversos pontos da cidade da sujeira espalhada pelo forte temporal do final da tarde anterior.

DSC_0030Segundo dados coletados através da Estação Meteorológica da Defesa Civil de Mogi Guaçu, a cidade foi atingida por ventos de 53 quilômetros por hora.

A chuva intensa chegou a 51 milímetros, o que equivale a 51 litros por metro quadrado. Apesar da força do vendaval, os danos foram pontuais. Em alguns locais houve alagamento.

DSC_0112O alagamento em alguns pontos da Avenida Bandeirantes ocorreu devido à obstrução de galerias pluviais por lixo descartado incorretamente e que acaba entupido bueiros.

As chuvas espalharam a terra que está sendo usada no canteiro central da Bandeirantes depois que a avenida foi recapeada, mas a Saama providenciou que fosse recolhida e esparramada no lugar.

Houve alagamento também em parte da marginal da Avenida Tancredo Neves, perto do Tiro de Guerra, devido a obstruções de passagens de águas pluviais dos canais que entrecortam a área verde da Praça Francisco Marchese.

A tubulação foi bloqueada por terra e areia que a água trouxe do alto da área que circunda o Jardim Igaçaba, atrás de um posto de combustíveis. Na passagem do canal mais largo, o capim também atrapalhou. Outra passagem foi entupida por lixo, principalmente garrafas pet.

Para desobstruir as tubulações, a SOB utilizou um caminhão hidrojato alugado pela Prefeitura. O serviço ainda não foi concluído.

Em outra extensão do canal principal, que deságua no Rio Mogi Guaçu a partir da APP (Área de Preservação Permanente) existente aos fundos do Clube de Campo da International Paper, os serviços de limpeza e desassoreamento são realizados por uma escavadeira hidráulica.

O temporal provocou a queda de algumas árvores, uma delas na Praça Francisco Marchese, arrancada desde a raiz pela força dos ventos. Uma equipe da Saama serrou o tronco em diversos pedaços para remover junto com galhos.

As equipes da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais também tiveram bastante trabalho durante esta quarta-feira para recolher a sujeira espalhada pelos ventos, principalmente folhas.

A Defesa Civil não foi exigida, mas informa que muros de três terrenos do Distrito Industrial “João Batista Caruso”, na zona Norte, foram destruídos parcialmente, e um barracão foi destelhado.

Na Avenida dos Trabalhadores, a rede de energia foi atingida por uma descarga elétrica e um fio atingiu uma moto, mas o condutor e o passageiro não se feriram.