DEFESA CIVIL ARRECADA DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DE BARRAGEM ROMPIDA EM MARIANA

barragemA Coordenadoria da Defesa Civil de Mogi Guaçu está dando início, a partir desta sexta-feira, dia 6, a uma campanha de arrecadação de doações para moradores do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, em Minas Gerais, flagelados em virtude do rompimento de uma barragem de rejeitos de uma mineradora.(Foto;Divulgação )

Segundo Flávio Davidoski, membro da Defesa Civil local, que manteve contato coma  Defesa Civil do município de Mariana, a prioridade é arrecadar, além de água potável, material de higiene, como sabonetes, escovas, toalhas e outros objetos urgentemente necessários.

defesa mgAs contribuições da população deverão ser encaminhadas à sede da Defesa Civil, na rua Júlia Caporalli Coelho, 195, no Jardim América. A entrega deve ser feita no horário das 8h00 às 16h00. O telefone para contato é o 3831.5760.

A empresa LGL já se dispôs a oferecer local para guardar o material que venha a ser coletado. Certamente será necessário que as doações sejam transportadas até o distrito de Bento Rodrigues por caminhão.

Na verdade, a mobilização deflagrada pela Defesa Civil de Mogi Guaçu tem caráter regional. De acordo com Flávio, já estão articuladas ações semelhantes com as cidades de Mogi Mirim e Itapira, e o mesmo ainda deve acontecer com Estiva Gerbi.

TRAGÉDIA

O município de Mariana, na região central de Minas Gerais, fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte e pertence à microrregião de Ouro Preto. O distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, que ocupam 200 imóveis.

Toda a área do distrito foi atingida pela lama que escorreu em razão do rompimento da barragem do Fundão, em que a empresa Samarco armazena rejeitos de mineração.

Há registro de uma morte e 15 pessoas desaparecidas. As vítimas estão sendo atendidas na sede do município de Mariana.