Chuva da tarde de ontem faz estragos na cidade

chuvasPancada de chuva que cai agora na cidade provoca alagamentos na região central e em várias avenidas da cidade.

Diversos órgãos da Prefeitura foram mobilizados pela Defesa Civil nesta quinta-feira, dia 14, em socorro a famílias do Jardim Nova Mogi Guaçu que tiveram suas casas invadidas pela enxurrada durante a tarde.

As águas escoaram de área de plantio da Fazenda Santana, que faz divisa com o bairro (antigo Limoeiro), e por isso carregaram lama para dentro de algumas casas. Seis residências foram atingidas.DSC_1335A Secretaria de Promoção Social enviou uma assistente social ao local para acompanhar a situação, mas nenhuma família ficou desabrigada.

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) distribuiu galões de cloro para a limpeza das casas.

O secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto, solicitou ao Samae o envio de uma máquina para realizar a remoção do barro em uma casa mais afetada, que mantém um depósito de sucatas ao lado.

Nesta sexta-feira, outra máquina, da Secretaria de Obras e Viação, será deslocada para auxiliar nos serviços.

Franceli vai entrar em contato com a direção da Fazenda Santana para que sejam refeitos os cordões de retenção (curvas de nível) que foram desfeitos durante a aragem da área de plantio.

Se tivessem sido mantidos, os estragos causados por enxurrada carregada de lama não teriam ocorrido.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros acompanharam também um deslizamento de pedras da encosta do Morro do Ouro, que atingiu o muro de uma casa da Avenida 9 de Abril.

Houve alagamento também no Jardim Santa Terezinha em decorrência do grande volume de chuvas. Em todos os casos, a Prefeitura se mobilizou para prestar os primeiros atendimentos.