Comunidade contra a Dengue

INF_5305Todos os moradores de Mogi Guaçu estão convidados a participar do 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, no próximo dia 30, sábado.

Os voluntários já podem se cadastrar pelo site da Prefeitura, através do link www.mogiguacu.sp.gov.br/dengue.

A Secretaria de Saúde espera recrutar pelo menos 400 colaboradores de todos os bairros e também da zona rural para auxiliar nos trabalhos. Eles receberão treinamento na quinta-feira, dia 28.INF_5256O 1º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus de dengue, chikungunya e zika é uma iniciativa da EPTV Campinas e envolve municípios área de cobertura da emissora.

As estratégias e sugestões para a realização da ação em Mogi Guaçu foram apresentadas nesta quinta-feira, dia 21, durante reunião no Teatro Tupec do Centro Cultural.

O encontro contou com a presença de 450 pessoas e a participação do prefeito Walter Caveanha, que reiterou o apelo para que toda a população se una para eliminar criadouros de larvas.

A coordenadora do Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças, Cristiana Folchetti Monteiro Ferraz, apresentou um relatório de todas as ações empreendidas para controlar a epidemia de dengue em 2015.

Ela alertou que a situação continua preocupante em 2016, embora este ano tenham sido confirmados até agora apenas três casos de dengue em Mogi Guaçu, ante 56 registrados em janeiro do ano passado.

Em 2015, foram registradas 20.644 notificações, com 14.582 casos positivos. Outros sete exames aguardam resultado.

A preocupação em relação a 2016 reside no fato de que as chuvas intensas deste começo de ano podem estar contribuindo para que mais tarde eclodam ovos do mosquito em recipientes que acumulem água.

A secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, fez uma explanação dos procedimentos já definidos para a realização do mutirão. Todas as secretarias municipais, bem como a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal estão mobilizadas para a operação, assim como estão sendo convidados representantes dos mais diversos segmentos.

Segundo a gerente da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Municipais, serão disponibilizados 32 caminhões para recolher materiais que possam servir de criadouro em todos os bairros.

Caminhões cedidos por empresas ficarão estacionados estrategicamente nos cinco setores definidos no calendário anual de coleta de galhos e entulho – que está publicado no site da Prefeitura.

O mutirão recolherá apenas materiais e descartes que possam servir de criadouros, como garrafas, potes e outros recipientes. Não serão recolhidos, por exemplo, galhos, entulhos de construção e móveis velhos.

A recomendação é para que os moradores coloquem os materiais fora na sexta-feira e não no sábado da coleta, de modo a facilitar o trabalho dos coletores.

As equipes da SSM contarão com 18 motoristas de caminhões e 25 servidores para os serviços operacionais, além de servidores das demais secretarias e munícipes voluntários.

Haverá equipes com caminhões também no Distrito de Martinho Prado, Chácaras Alvorada, Itaqui e Nova Louzã, estendendo assim o mutirão às comunidades rurais.

A população já está sendo mobilizada a partir da reunião desta quinta-feira, uma vez que o encontro contou com representantes de igrejas e várias entidades, entre elas a Eco 21 e a Associação Cooper 3R.

A divulgação está sendo feita pela EPTV e através da imprensa, outdoors, cartazes, redes sociais e no site da Prefeitura, mas será reforçada por meio de emissoras de rádio, carros de som e 50 mil folhetos.