Lago do Lavapés recebe 1ª Caminha Ecológica “Um Gesto pela Natureza”

caminahdaaaLago do Lavapés recebe 1ª Caminha Ecológica “Um Gesto pela Natureza” Evento é organizado pelo Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu, vem de encontro à necessidade de que é preciso conscientizar e preservar a natureza.

Dia 20 de março acontece a 1ª Caminhada Ecológica “Um Gesto pela Natureza”, em prol da conscientização e preservação de um dos bens mais importantes de Mogi Mirim, o Lago do Lavapés, que nos últimos anos, vem sofrendo degradação e desrespeito com despejo de poluentes, esgotos clandestinos e lixo.

A concentração e início da caminhada serão a partir das 09h00, na ETEC Pedro Ferreira Alves, seguirá até o primeiro ponto de encontro, o Teatro de Arena, e dali, segue até o ponto de chegada, em frente à Associação Comercial. Será realizada uma limpeza simbólica dentro e fora do lago.

caminhadaSegundo o presidente do grupo, Jean Carlo Canato, “A caminhada tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar e incentivar a comunidade para contemplar a beleza natural e valorizar a importância da água nos seus aspectos socioambiental e cultural.

Também visa o incentivo para um olhar mais observador e crítico diante das situações, ações e atividades que tem colocado em risco a saúde dos Rios, animando as pessoas para que se tornem fiscalizadoras, verdadeiros “sentinelas” e “vozes” denunciantes destes impactos negativos”, afirmou.

O evento já tem apoio e presença confirmada de várias entidades e grupos, como o Grupo de Escoteiros Valentino Balestro, Exército de Cristo 1ª Cia Valentes de Davi, Escola Técnica ETEC Pedro Ferreira Alves, Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, entre outros à confirmar. Grupo Sentinelas A caminhada é organizada pelo Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu, que em pouco mais de dois anos de existência já acumula várias conquistas, realizando um trabalho sério e consistente de vigilância em prol do meio ambiente na região, denunciando abusos e exigindo das autoridades competentes o compromisso e o cumprimento da Lei Ambiental e suas sanções.

Em 2015, os Sentinelas organizaram e realizaram o 1º Voz ao Rio Mogi Guaçu, que teve grande participação da população que aprovou a iniciativa do grupo em prol do resgate dos recursos socioambientais e culturais de uma das mais importantes bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. GRUPO SENTINELAS DO RIO MOGI GUAÇU Lago do Lavapés .

O Lago do Lavapés está localizado no Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, em Mogi Mirim. É um dos cartões postais da cidade, além de ser um espaço agradável que oferece à população um local para se praticar esportes como caminhadas e corridas em contato com a natureza.

É uma área de manancial encrustada no centro da cidade, com nascentes e um grande e belo lago, de onde nasce o Córrego do Lavapés, que cruza parte das Vilas Bianchi e São José, e desagua no Rio Mogi Mirim.

Serviço 1ª Caminhada Ecológica “Um Gesto pela Natureza”

Data: 20 de março de 2016 Acolhimento e concentração: ETEC Pedro Ferreira Alves Endereço: Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237 – Jd 31 de Março – Mirante

Horário: 09h00 Ponto de encontro: Teatro de Arena Chegada: Lago Lavapés (em frente à Associação Comercial)

Patrocinam a 1ª Caminhada Ecológica “Um Gesto pela Natureza”: Água Clara Náutica, MirimServ Rede de Serviços Autorizados, Grupo Visafértil, Serviços de Saneamento de Mogi Mirim S/A (Sesamm), Provaso, Genfértil, Vida Verde, Gallo Pneus e outras à confirmar.