Mitsubishi Cup faz prova em meio a canavial e levanta muita poeira no bairro do Nova Louzã

280037_592364_mar_8835A Mitsubishi Cup abriu, neste sábado, sua 17ª temporada. A etapa foi repleta de desafios: os competidores largaram na pista do Autódromo Velo Città e apenas depois de percorrer um trecho de asfalto seguiram para a terra.

No roteiro, estradas de fazenda e vários quilômetros margeando uma plantação de cana-de-açúcar bastante alta, o que aumentou a dificuldade tanto para pilotos quanto para navegadores.

“Precisa de entrosamento entre a dupla, é um pouquinho mais difícil”, explica Marcelo Bortoluz, navegador que venceu a etapa na categoria Pajero TR4 ER.( fotos: Marcio Machado/Mitsubishi ).

Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade

Além da cana alta, as duplas encontraram um piso de terra batida e seca que levantou muita poeira. “Desenhamos uma especial de média e alta velocidade, para já começar a temporada com o pé direito e muitos desafios”, conta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors.(foto:Kadu Rolim/Mitsubishi )

A primeira etapa marcou também a estreia de novos competidores, como Adalberto Baptista, que até então tinha apenas experiência em automobilismo de pista. “Nunca tinha andado na terra e achei muito prazeroso. É outro esporte, completamente diferente. E você não sabe se vira para a direita ou esquerda, tem que confiar no navegador”, conta o piloto de um ASX RS, que, ao lado de Fabio Pedroso, conseguiu a 4ª colocação na categoria.

Além da estreia de Adalberto, foi a primeira vez que o ASX RS, desenvolvido pela Ralliart Brasil, foi às pistas. “O carro é muito confortável, rápido, agradável de dirigir. E ainda bem que tem ar-condicionado”, brinca Adalberto. O termômetro bateu os 33ºC – um desafio a mais para as duplas, que precisaram lidar com o calor e o cansaço físico.

Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade

E também teve troca de papeis: Marcelo Mendes, que já foi campeão da Mitsubishi Cup como piloto, correu pela primeira vez como navegador. “Eu gosto de experiência nova, aprender é comigo”, garante. Ele levou o prêmio de melhor navegador estreante e, ao lado de Wander Cortes, subiu ao pódio em 4º lugar na categoria Pajero TR4 ER. “É uma superação sentar do lado do piloto que nunca correu velocidade e orientar de todas as formas, e também fazer a navegação pela primeira vez. Foi complicado, mas muito gratificante!”(foto:Cadu Rolin/Mistubishi )

Assim como ele, as duplas estão animadas para encarar os desafios da temporada 2016. “É o campeonato mais prazeroso que existe no Brasil, com provas de cross-country muito velozes”, ressalta André Miranda, piloto e campeão da categoria Pajero TR4 ER Master nesta etapa.

Os campeões da etapa de abertura
Na categoria Pajero TR4 ER, quem levou a melhor foi Paulo Theophilo Dias Filho e Marcelo Bortoluz. “A etapa foi rápida, com trajeto bem desenhado. E o resultado, melhor impossível”, celebra o navegador. “O Marcelo navega muito bem. E subir ao pódio dá um gás, dá vontade de acelerar ainda mais”, garante Paulo.

Já na categoria ASX R, Rafael Aragão Souza Lopes e Damon Alencar comemoraram o primeiro lugar. “Corremos de ASX R ano passado e pude ser um dos primeiros a testar o carro, que é sensacional. Para este ano, melhorou em desempenho, segurança e equilíbrio. Excelente para o rali cross-country”, ressalta o navegador Damon. Já o piloto Rafael, que correu a Mitsubishi Cup pela primeira vez, celebrou a vitória. “Foi muito bom ter um navegador experiente. Fiquei tenso de não saber o que vinha pela frente. Mas subir ao pódio foi uma surpresa boa, ainda mais com os concorrentes fortes que a categoria tem.”

Na Pajero TR4 ER Master, a dupla que venceu a temporada 2015 já abriu este ano com o primeiro lugar. “Mostramos que Mogi Guaçu é nossa!”, diverte-se o piloto André Miranda, relembrando que a última etapa do ano passado foi realizada na mesma cidade. A dupla conquistou cinco pontos a mais pois foi a mais rápida no trecho on-road. “Andar no asfalto é bem diferente do que estamos acostumados, porque quem anda mais nos trilhos é quem faz a melhor volta e na terra você pode derrapar e ganhar tempo”, explica.

Na nova categoria ASX RS, Ricardo Feltre e Ivo Mayer ficaram com o primeiro lugar. “Me surpreendeu muito positivamente, o carro é muito forte”, diz o piloto. “É uma satisfação enorme já subir ao pódio correndo de carro novo e em dupla nova.” Foi a primeira vez que os dois competiram juntos. “É muito bom, o ânimo redobra”, promete o navegador. “A categoria é nova, mas já tem vários “casca grossa”. Vamos seguir o ano e tentar ao máximo subir sempre no pódio”, finaliza Ricardinho.

Na L200 Triton ER, vitória de Glauber Fontoura ao lado de Rafael Malucelli. “A prova foi puxada para o navegador e o piloto precisava confiar muito”, conta Rafael. “É nosso segundo ano andando juntos e já melhoramos muito nosso entrosamento.” Glauber tem uma vasta experiência em rali cross-country: já venceu duas vezes o Rally dos Sertões na categoria Super Production. “Corro desde a primeira temporada da Mitsubishi Cup e nunca fui campeão, só vice. Esse ano o objetivo é ganhar e começamos com o pé direito”, promete o piloto.

A próxima etapa da Mitsubishi Cup será dupla, com provas no sábado e no domingo, dias 14 e 15 de maio, em Jaguariúna (SP).

Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, pelo Facebook.com/MundoMit e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Axalta, Itaú, Petrobras, Transzero, Pirelli, STP, Unirios, Clarion e Projeto Sign.

Resultados – Mitsubishi Cup 1ª etapa – Mogi Guaçu (SP)
Pajero TR4 ER – Pilotos
1) Paulo Theophilo Dias Filho – 91 pontos
2) Flavio Saraiva – 84 pontos
3) Flavio Donizeti Pereira de Oliveira – 74 pontos
4) Wander Rocha Cortes – 64 pontos
5) Carlos Roberto Girolla – 56 pontos

Pajero TR4 ER – Navegadores
1) Marcelo Bortoluz – 91 pontos
2) Sara Volpato – 84 pontos
3) Fernando Marcel Toshio Abe – 74 pontos
4) Marcelo Mendes – 64 pontos
5) Gilberto Cecilio Junior – 56 pontos

ASX R – Pilotos
1) Rafael Aragao Souza Lopes – 88 pontos
2) Werner Neugebauer – 85 pontos
3) Cleber Rosa – 80 pontos
4) Markus Johannes de Wit – 50 pontos
5) Joao Paulo Franco – 24 pontos

ASX R – Navegadores
1) Damon Alencar – 88 pontos
2) Kaique Bentivoglio – 85 pontos
3) Joao Victor – 80 pontos
4) Rodrigo Mello – 50 pontos
5) Luis Felipe Eckel – 24 pontos

Pajero TR4 ER Master – Pilotos
1) Andre Miranda – 89 pontos
2) Vitor Jose Muench – 84 pontos
3) Frederico Macedo – 82 pontos
4) Marcos Claudemir Chueda – 74 pontos
5) Celso Macedo – 64 pontos

Pajero TR4 ER Master – Navegadores
1) Alison Pedroso – 89 pontos
2) Jorge Adriano Peters – 84 pontos
3) Nickolas Macedo – 82 pontos
4) Luiz Afonso Torres Poli – 74 pontos
5) Belen Macedo – 64 pontos

ASX RS – Pilotos
1) Ricardo Feltre – 89 pontos
2) Alberto Andreotti Neto Andreotti – 80 pontos
3) Peterson Oliveira – 72 pontos
4) Adalberto Panzenboeck Dellape Baptista – 64 pontos
5) Cristian Mai Domecg – 56 pontos

ASX RS – Navegadores
1) Ivo Mayer – 89 pontos
2) Edgar Fabre – 80 pontos
3) Sidinei Broering – 72 pontos
4) Fabio Pedroso – 64 pontos
5) Breno De Almeida Rezende – 56 pontos

L200 Triton ER – Pilotos
1) Glauber Fontoura – 88 pontos
2) Thiago Wilson Rizzo Da Silva – 86 pontos
3) Albano Dos Santos Parente Jr – 77 pontos
4) Luiz Claudio Parente – 74 pontos
5) Valdir De Lacerda – 62 pontos

L200 Triton ER – Navegadores
1) Rafael Malucelli – 88 pontos
2) Carlos Eduardo Piacentini – 86 pontos
3) João Gilberto Ferreira – 77 pontos
4) Glauco Alencastro – 74 pontos
5) Elisa Borges Lacerda – 62 pontos

Clique aqui e veja os resultados completos.

Mitsubishi Cup – Calendário 2016*
14 e 15/05 – 2ª e 3ª etapas – Jaguariúna (SP)
06/08 – 4ª etapa – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
08 e 09/10 – 5ª e 6ª etapas – Indaiatuba (SP)
19/11 – 7ª etapa – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)
* Calendário sujeito a alterações.