Vacina contra Influenza começa sábado

39_MFP_492_gripe-11A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu recebe nesta quinta-feira, dia 28, as vacinas para imunização contra a gripe H1N1.

O número de vacinas destinado ao município ainda não é conhecido.

A campanha de vacinação será realizada no sábado, dia 30, das 8h00 às 17h00, em todas as unidades de saúde. Depois disso, a campanha prosseguirá até 20 de maio.

A secretária Clara Alice Franco de Almeida Carvalho esclarece que a vacina fornecida pelos órgãos governamentais não se destina à cobertura de toda a população.“É uma vacina destinada aos grupos de pessoas mais sujeitas aos riscos da gripe”, enfatiza. Esses grupos são constituídos por crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos 45 dias anteriores, pessoas a partir de 60 anos.

Portadores de doenças crônicas, como hipertensos e diabéticos e cardíacos também são prioritários, assim como trabalhadores da área de saúde.

A DOENÇA

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, caracterizada por início abrupto dos sintomas como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Os vírus influenza são transmitidos por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.