No“Dia D”, vacinação contra gripe Influenza esgota Doses

dose

O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza registrou, neste sábado, dia 30, intensa procura por parte da população, superando as expectativas ao ponto de esgotar o estoque inicial de doses em Mogi Guaçu.

Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou comunicado de que a vacinação, neste que é considerado o “Dia D” da campanha, se encerraria antes do horário previsto porque a primeira remessa, de 12 mil doses, se esgotaria bem antes das 17h00.

Em razão de ser sábado, dias de compras e grande movimentação na cidade, muitas pessoas acorreram aos 19 postos de vacinação fixos das unidades de saúde e também às equipes volantes nos supermercados Big Bom.

dessesePor volta das 11h30, por exemplo, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Zona Norte, no Jardim Novo, já havia aplicado 1.300 doses da vacina, e precisou fechar os portões quando restava estoque para atender apenas quem já estava aguardando na fila.

Pouco depois, a equipe volante do Big Bom do centro da cidade também aplicava as últimas doses. Outra equipe volante foi destacada para vacinar idosos do Lar da Terceira Idade “Padre Longino” e do Centro de Convivência “Joaquina Maria”.

Segundo critérios do Ministério da Saúde, a prioridade é imunizar a população dos grupos de risco, que são crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias, doentes crônicos e profissionais da área da saúde.

A meta da campanha é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo, que em Mogi Guaçu é de 37.299, número que se distribui em 7.852 crianças, 16. 359 idosos, 1.436 gestantes, 236 puérperas, 8.430 doentes crônicos e 2.986 trabalhadores da saúde.

A Secretaria de Saúde receberá novas remessas de vacina nos próximos dias. A campanha prossegue até o dia 20 de maio em todas as unidades de saúde da rede municipal e no Centro de Saúde, inclusive no Distrito de Martinho Prado Júnior e nas Chácaras Alvorada.