Simples e rústicos, artigos de madeira ganham originalidade nas mãos de artistas e artesãos

A base é a madeira, inclusive de demolição. O desafio é transforma-la nos mais interessantes artigos de decoração.

A proposta da Holambra by designers, a loja conceito que privilegia as artes, foi abraçada por pelo menos 10 profissionais que usam a Coleção Rústica para divulgar todos os seus talentos.

A simplicidade é a tônica dos trabalhos desenvolvidos, principalmente em madeiras toscas e de reflorestamento, por artesãos e artistas plásticos para a Coleção Rústica que está sendo apresentada este mês pela Holambra by designers, a loja conceito de Holambra que privilegia as criações e as artes, inclusive de projetos de geração de renda realizados por entidades assistenciais.

Hamilton de Andrade é de Holambra e criou, para a Coleção, coloridas casinhas decorativas para servir como um utilitário porta-chaves ou, simplesmente, para quebrar a monótona cor da parede.  Outra criação é o moinho de vento para ser colocado sobre o aparador, mesinha lateral ou estante, souvenir tão característico dos Países Baixos.

A artista plástica Silvana Chiodi, de Artur Nogueira, preferiu utilizar a madeira para criar porta-recados que permitem a fixação de recadinhos com prendedores de roupa. Dispostos de forma muito delicada, ora os prendedores formam o teclado de um piano, ora decoram o quadro de passarinhos para lembrar os compromissos da semana.

O ateliê Arte da Ásia apresenta lindos quadros com desenhos vasados de bambu e flores e interessantes porta retratos para paredes, inclusive no layout de janela.

Silvia Cahen, de Holambra, optou pelo uso da madeira para criar graciosas imagens de São Francisco, o protetor dos Animais.

Em MDF – Madeira de Reflorestamento -, a artesã Laura Purche, de Campinas, abusou das cores para criar gaiolas de boas-vindas, árvores para o descanso de corujas, porta-chaves com bicicletas e antigos automóveis populares e abusou do bom gosto para redesenhar o mapa do Brasil com sua fauna e flora.

Paulo Correa, artesão de Hortolândia, mostra todo o seu talento recortar palavras que formam as frases inspiradoras (soul product – produtos da alma), que nos levam a momentos de reflexão. Placas simples de madeira de demolição envelhecida manualmente que podem ser penduradas na parede com uma simples corda de sisal.

Entre tantos outros trabalhos, o Artesanato Adriana e Claudete, também de Holambra, optou por oferecer charmosos quadros para decorar cozinhas, espaços gourmets e varanda.

Sobre a loja

A Holambra by designers funciona na Rua Dória Vasconcelos, nº 51, no Centro de Holambra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; aos sábados, das 8h30 às 18h e, aos domingos e feriados, das 9h às 17h30. Informações pelo telefone (19) 3802-8044.

Os artistas, artesãos e arteiros são sempre bem-vindos para apresentar ideias e sugestões de artigos utilitários, para decoração ou presentes. A loja também está aberta aos produtos criativos elaborados pelas entidades assistenciais, para auxiliá-las em seus projetos de geração de renda.