Eventos em dois dia vão celebrar a Semana da Água

Diversas atividades estão elencadas na programação da Semana da Água em Mogi Guaçu. O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março, quarta-feira da próxima semana.

As ações serão concentradas no Parque “Prefeito Orlando Chiarelli”, o Parque dos Ingás, no centro da cidade, na data e no domingo, dia 26, com a participação de escolares, escoteiros  e grupos que atuam em defesa do rio Mogi Guaçu.Na quarta-feira, a programação será aberta a partir das 8h00. Como atrações, uma atividade de pintura coletiva com temática da data, comandada pela professora Jociane, da Escola Estadual “Padre Armani”.

Em seguida, divididos em dois grupos, os participantes serão concentrados na ponte de pedestres e na ponte de ferro da Avenida dos Trabalhadores, segurando balões coloridos.

O sinal para sincronizar a soltura dos balões será dado por um alarme a ser acionado por integrantes do Grupo Sentinelas do Rio Mogi Guaçu, que navegarão pelo rio conduzindo a bandeira de Mogi Guaçu.

Haverá outras atrações no Ingás, como um conjunto de dispositivos demonstrando os mecanismos de funcionamento de um sistema de tratamento de água.

DOMINGO

A programação de domingo, também a partir de 8h00, não será menos atraente. Começará com uma caminhada a partir do Parque dos Ingás.

Os participantes percorrerão as avenidas dos Trabalhadores, Padre Jaime, Oscar Chiarelli, passando por trás da matriz da Imaculada Conceição e terminando no Ingás.

Ao final da caminhada, o Grupo Sentinelas promoverá um passeio pelo Rio Mogi Guaçu. Como ato último, será efetuada a soltura de milhares de exemplares juvenis da espécie Piracanjuba, em processo de extinção.

A organização dos eventos envolve várias secretarias municipais, a Faculdade “Franco Montoro” e conta com o apoio das empresas Ingredion e Mineradora Mogi Guaçu e do Senac.