TRANSGÊNICOS EM NOSSAS MESAS :artigo do Professor André Oliveira

Mais um colaborador escreve um artigo para o Portal Guaçuano.

Agora comentando um tema que desperta muitas discussão  e polêmica o Professor André Oliveira .

O assunto desta semana é  o  importante Tema ” Transgênicos em nossas mesas”.

Você sabe o que é alimentos Transgênicos ou ainda tem duvidas sobre o assunto ?

Leia o artigo e tire as suas conclusões.

TRANSGÊNICOS EM NOSSAS MESAS

Os transgênicos, ou organismos modificados geneticamente, são seres produzidos em laboratório a partir de cruzamento que nunca ocorreria naturalmente, dessa forma pode-se introduzir fragmentos de material genético de um rato, bactéria ou vírus em espécies de vegetais como arroz, milho soja e trigo por exemplo.

Quando esse processo é realizado, novos compostos são produzidos pelo organismo modificado geneticamente como proteínas e aminoácidos que interferem no funcionamento dos mesmos, desta forma esses compostos podem chegar até o ser humano ou se espalhar pela natureza.

Por volta da década de 90 os transgênicos foram defendidos por grandes empresas usando como justificativa a fome no planeta e os transgênicos como solução, pois haveria uma maior produção a um custo menor, mas na realidade isso não acontece, pois a questão não é a produção, mas sim uma distribuição desigual de alimentos, além disso, os transgênicos podem causar danos à saúde e ao meio ambiente.

Em 2012 o CRIIGEN ( Committee for Research and Independent Information on Genetic Engineering) divulgou resultados de uma pesquisa sobre alimentação transgênica que produtos transgênicos podem levar a formação de tumores renais e mamários além de causar alterações no sistema imunológico, compatíveis com estado alérgico, infecciosos e inflamatórios, que aparecem em doenças como artrite, esclerose múltipla e câncer.

A revista científica “ Reproductive Toxicology” publicou  um estudo que revelou a presença da Toxina Bt do milho transgênico no sangue de mulheres grávidas e de seus fetos e também de mulheres não grávidas, isso significa que essa toxina passa sem problemas para a corrente sanguínea contrariando informações das empresas produtoras de transgênicos e também da Agência de Proteção Ambiental, que garantiram que essa toxina seria destruída no estômago. Milhares de trabalhadores que trabalham com milho transgênico que produzem essa toxina têm manifestado sérios problemas alérgicos, coceiras e erupções cutâneas.

Os produtos transgênicos com genes de resistência aos agrotóxicos podem causar o desenvolvimento de pragas e ervas daninhas mais “fortes” provocando um desequilíbrio ao ecossistema. Outro fator importante e que  deve ser levado em conta é o aumento no uso de agrotóxicos resultando no aumento de resíduos nos alimentos, água e solo prejudicando o equilíbrio ambiental, sendo que o agrotóxico mais utilizado é o glifosato, molécula sintetizada que elimina principalmente plantas perenes. O uso dos agrotóxicos está sempre ligado a produção dos transgênicos, pois as empresas que vendem os “venenos” também vendem as sementes transgênicas resistentes a essas substâncias, assim, o agricultor acaba ficando preso a essas grandes empresas.

A física Indiana Vandana Shiva afirma que “há uma ditadura do alimento, onde poucas e grandes corporações controlam toda a cadeia produtiva e querem se aproveitar da alimentação humana e da evolução das sementes, que são um patrimônio da humanidade e resultado de milhões de anos de evolução das espécies”.

Segundo Vandana o único modo de alimentar o mundo é se livrar das sementes modificadas, pois elas não produzem alimentos, mas sim produtos industrializados. Cerca de 80% dos alimentos consumidos no mundo são provenientes das pequenas propriedades, pois as grandes propriedades produzem grãos que irão ser utilizados na indústria produtora de Biocombustível e ração para animais não chegando a nossa mesa.

É necessário que cada cidadão tenha sua liberdade de escolha e, portanto saiba diferenciar produtos modificados ou não, pois os alimentos devem suprir nossas necessidades e não causar doenças, contaminar o meio ou tornar agricultores reféns de grandes corporações.

 

Professor André Luiz de Oliveira