Capitalismo e Meio Ambiente: artigo do Professor Andre Oliveira

Em mais um artigo para o Portal Guaçuano o Professor   e Coordenador da Intersindical Mogiana Andre Oliveira comenta sobre o Capitalismo e o Meio Ambiente.

No seu artigo o Professor Andre comenta o processo da globalização e quais as consequências dele para o nosso planeta.

O que você pensa do assunto ? Uma boa leitura . 

CAPITALISMO E MEIO AMBIENTE

Nosso planeta é nossa grande casa por isso, devemos dispensar uma atenção especial a ele. O planeta é composto por um complexo sistema de organismos que se mantém em equilíbrio dinâmico há milhões de anos, mas esse equilíbrio está sendo interrompido por um processo predador articulado por grandes corporações industriais e financeiras que se formaram a partir do processo de industrialização e que tem como único objetivo o LUCRO.

Outro fator importante e que está causando uma quebra no equilíbrio, é o crescimento desordenado da população humana que consome cada vez mais os recursos oferecidos pela natureza. Esse aumento acarreta outro ponto fundamental em relação à manutenção do equilíbrio ambiental que está relacionado com a falta de estratégias e vontade política para minimizar esses desequilíbrios, onde as nações IMPERIALISTAS preocupadas somente com seu desenvolvimento e com seus lucros vêm submetendo os países subdesenvolvidos em “escravos” e não se preocupam com fatores fundamentais para manutenção de nossa qualidade de vida.

O processo de globalização acelerou o processo de desequilíbrio, pois a mídia estimula o consumo exagerado acarretando um aumento na produtividade com um maior consumo dos recursos naturais.

É fundamental tomarmos algumas medidas para melhorar nossa qualidade de vida e diminuir os problemas ambientais, entre elas podemos citar:

  • Transformar nossa sociedade consumista em uma sociedade sustentável, preocupada com as questões ambientais;
  • Melhorar nossa qualidade de vida humana diminuindo a poluição e distribuindo melhor os recursos produzidos, como alimentos e medicamentos;
  • Manter o desenvolvimento tecnológico, mas com uma maior preocupação com a preservação da biodiversidade;
  • Instituir estratégias com o objetivo de mudar hábitos e atitudes na população.

É fundamental limitar o poder das grandes corporações permitindo uma melhor distribuição de rendas, o que irá tornar nosso planeta mais justo, diminuindo assim o número de oprimidos e superando a exploração do ser humano e do meio ambiente.

Professor André Luiz de Oliveira.

Coordenador Intersindical Mogiana