Questões Ambientais : artigo do Professor João Pansani

O  Portal Guaçuano recebe um artigo de mais um colaborador o Professor João Pansani.

Neste artigo o Professor João Pansani comenta um artigo aqui publicado do Professor André Oliveira e analisa  as ” Questões Ambientais “.

O Portal Guaçuano agradece a colaboração do grande Professor e Mestre que abrilhanta com seu Artigo e sua opinião.

Questões Ambientais

Realmente as questões ambientais são de capital importância , eu particularmente , me atenho muito a estas situações , assim como as questões relacionadas a maus tratos a animais.
Não ha duvida que existe um forte desequilíbrio , quanto ao aspecto demográfico ,
sustentabilidade , e exploração desmedida , por parte de uma pratica mercantil agressiva.
O quadro econômico que vivemos , aponta para mais desequilíbrios , indicadores , da retomada da economia projetam, um recrudescimento da desigualdade em termos salariais , por certo, com reflexos sociais, assim como uma indesejável concentração de renda , uma pena.
É necessário , e urgente , que a estrutura política , preocupe-se em minimizar situações , como as que estão postas assim como as que alguns cenários que se desenham.
O quadro político atual esta ainda cru , tendo em vistas a próxima eleição , todavia , è sim necessário atenção da população.
Por outro lado , focando a questão ambiental , è mister que todos tenhamos consciência de que procedimentos aparentemente banais , podem ter consequências gravíssimas .
Recentemente , conversando com uma pessoa bastante ligada às questões ambientais ,
falávamos sobre um importante declínio da população de um determinado peixe em uma represa situada na região sudeste.
Os estudos preliminares ,nesse caso, estão mostrando que o simples fato de alguém ter liberado na represa pequenos peixinhos de Aquário , pode estar ocasionado a quase extinção de algumas espécies de peixes nativos.
Esses pequeninos peixes , chegaram ao lago , não encontraram predadores , e multiplicaram-se velozmente , não são peixes que possam ser pescados , são muito rápidos , e extremamente predadores, atacando vorazmente as ovas dos peixes , por ocasião da desova, impedindo dessa forma o processo reprodutivo.
Esse por exemplo è um gesto prosaico de alguém , com consequências serias para o meio
ambiente , atingindo fortemente a fauna.
Um outro exemplo , de boa intenção, todavia , com atitudes sem bases técnicas e
cientificas,tivemos notícias de um grave incêndio florestal em um pais europeu , tudo leva a crer que tal fato ocorreu porque , ha muitos anos ocorreu um total desmatamento( da mata nativa) , e alguém sem muito cuidado técnico , bem intencionado , promoveu um reflorestamento , mas , com espécies , altamente combustíveis , que dificultou sobremodo o combate ao incêndio.
Perceba você , leitor , como há necessidade imperiosa de termos absoluta cautela , em nossos atos , pois por mais singelos que forem , podem causar danos seríssimos .
É   portanto imperioso, que todos tenhamos muito cuidado , com tudo , com as nossas atitudes mesmo as mais simples , tanto no aspecto político como nas interferências no meio ambiente, pois , tudo tem consequência , boas ou mas,com reflexos sérios , a curto, médio ou a longo prazo.
Felizmente , vivemos em uma região cuja população è muito esclarecida , mas a retomada de alguns assuntos , são sempre oportunos .

João Pansani
Professor aposentado