O PT representa a esquerda ? Artigo do Professor André Oliveira

Em mais um artigo para o Portal Guaçuano o Professor Andre Oliveira e Coordenador da Intersindical Mogiana comenta sobre se o PT representa a esquerda em nosso Brasil.

Na seu artigo o Professor André Oliveira faz uma análise dos Partidos de Esquerda e do declaração do ex-presidente Lula.

O artigo da uma oportunidade de ver a visão dos partido de esquerda atualmente.

O PT REPRESENTA A ESQUERDA?

Durante a semana conversei com várias pessoas que me questionaram sobre as declarações do ex-presidente Lula sobre o PSOL e suas consequências para a esquerda no Brasil. Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que não existe briga entre partidos de esquerda, muito menos entre o PSOL e o PT, justamente por que nunca tivemos nada a ver com o Partido dos Trabalhadores em termos de métodos e agenda política. O PSOL surgiu justamente por discordar das atitudes tomadas pelo PT quando assumiu a Presidência e colocou em pauta uma Reforma Previdenciária, que atentava contra os direitos dos trabalhadores. Na ocasião, vários parlamentares foram expulsos do PT por votarem contra a reforma e daí nasceu o PSOL.

O PSOL lançou recentemente uma nota questionando a condenação do ex-presidente Lula, não por defendê-lo ou para fazer qualquer aceno de aproximação – como quiseram entender alguns –, mas por acreditar que, assim como o impeachment da Presidente Dilma, a condenação foi motivada por fatores políticos e, neste caso específico, não tem base em provas concretas, o que vai contra a expectativa de uma justiça imparcial. Além disso, o PSOL é um partido novo com princípios, ideais e ética, pois não possui nenhum nome citado nos escândalos de corrupção, incluindo  a Lava Jato.

Lula considera “frescuras” as críticas que o PSOL faz à política de alianças do PT. Para contrapor o ex-presidente, basta o exemplo da Deputada Luiza Erundina, atualmente no PSOL, que foi prefeita na cidade de São Paulo não possuindo o que se chama de “base de governabilidade”. A construção dessa base na realidade é o principio de toda a corrupção política no país, pois para se manter a tal base existe a troca de favores, cargos, “mensalões”, liberação direcionada de verbas e outras atividades que nunca foram e nunca serão defendidas por nós do PSOL.

Outro fator de extrema importância é que, para se manter no poder, o PT lançou mão de alianças com partidos e pessoas que atualmente, ou estão no poder, sob a proteção do foro privilegiado, ou estão presos.

Para finalizar o governo do PT tentou fazer um governo de conciliação de classes, em que os banqueiros e grandes empresários ganharam e lucraram como nunca e a classe operária ficou com o que sobrava do circunstancial crescimento econômico. Como por muito tempo essa classe nunca teve nada, ficou contente e durante os três primeiros mandatos do PT a luta de classes ficou quase em inércia. Quando a elite percebeu que poderia ganhar mais se aproveitando da instabilidade política, o golpe foi deflagrado impondo a reforma trabalhista, o congelamento dos gastos e a reforma da previdência.

Portanto, vamos deixar bem claro que não existe briga na esquerda, pois o PT em minha opinião e de muitos outros não representa mais a esquerda no Brasil. Precisamos lutar para construir uma sociedade mais justa e com menos desigualdades, mas não vamos fazer alianças que vão contra nossos ideais somente para conseguir chegar ao poder.

Professor André Luiz de Oliveira

Presidente PSOL Mogi Guaçu