Stuttgart Motorsport vence pela segunda vez consecutiva no Campeonato Brasileiro de Endurance

Segunda vitória consecutiva para o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport no Campeonato Brasileiro de Endurance.( foto:Rodrigues Guimarães )

A dupla Marcel Visconde/Ricardo Mauricio subiu novamente ao degrau mais alto do pódio na terceira etapa da temporada, realizada ontem em Interlagos.

Uma vitória completa: o Porsche largou na pole position e fez também a melhor volta da corrida.

A largada foi dada às 15:10 e coube a Ricardo Mauricio a tarefa de iniciar a corrida com o Porsche. Nos primeiros metros, o protótipo MRX-Ford Turbo de Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada do S do Senna o Porsche já liderava. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety car, na volta 17.

Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Mauricio precisou fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o lado de dentro da curva.

Na primeira janela para pit stops, Marcel Visconde assumiu o cockpit do Porsche, mas a saída do box estava fechada e ele acabou perdendo 30 segundos. Na sequência, o Porsche passou a brigar com vários protótipos, que chegaram a andar nos quatro primeiros lugares. Algumas voltas depois, Visconde começou a ganhar posições e era novamente líder quando parou para o segundo pit stop.

Ricardo Mauricio reassumiu o volante e pilotou o Porsche até receber a bandeirada. Nessa fase, aconteceram várias intervenções do safety car, causadas por acidentes ou por carros que paravam na pista com problemas mecânicos. Prevista para ter 116 voltas (o equivalente a 500 quilômetros de percurso), a corrida foi encerrada pela direção de prova com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na pista.

Muito contente com a segunda vitória consecutiva (a primeira aconteceu nos 500 Quilômetros de Curitiba, em junho), Marcel Visconde comentou: “Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”.

Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. Passamos a usar pré-aquecedores de pneus nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a coisa pareceu pior do que realmente foi”.

Visconde/Mauricio ampliaram a vantagem na pontuação sobre a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. Pasquale/Andrade, vencedores da prova de abertura, em Tarumã, perderam várias voltas nos boxes no começo da prova de Interlagos devido a uma mangueira solta no protótipo Tubarão. Voltaram à pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria GP1.

Resultado final:

1) 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 103 voltas em 3h29:56.998

2) 65-Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro (MRX-Ford Turbo), a 39.199

3) 31-Marcello Sant’Anna/William Freire/Sergio Laganá (Lamborghini Gallardo LP 520), a 3 voltas

4) 172-Carlos Antunes Filho/Yuri Antunes (MR), a 4 voltas

5) 75-Henrique Assunção/Fábio Ohashi (MRX-Cosworth), a 4 voltas

6) 6-Cláudio Ricci/Felipe Roso/Vinicius Roso (MR 18-Audi Turbo), a 5 voltas

Melhor volta: 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 1:34.717, média de 163,776 km/h

 

Informações :Stuttgart Motorsport