Erradicação do trabalho Infantil

infantilA Secretaria da Promoção Social de Mogi Guaçu promove nesta quarta-feira, dia 5, o Seminário Sobre Erradicação do Trabalho Infantil. O evento será realizado a partir das 8h30, no Teatro Tupec, no Centro Cultural, à Avenida dos Trabalhadores, 2651, no Jardim Camargo.

infaO objetivo é discutir de maneira detalhada o trabalho infantil no município. O destaque do seminário de quarta-feira será a palestra do psicólogo João Laurentino, de São Paulo.

O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi instituído em Mogi Guaçu em 2001, quando da descoberta de crianças trabalhando em lavouras nas regiões de Martinho Prado e Chácaras Alvorada.

Atualmente o trabalho do Peti é preventivo e abrange 220 crianças e adolescentes, que recebem bolsa de R$ 25,00 mensalmente sob a condição de quem estejam freqüentando escola regularmente.

Essas crianças recebem merenda e acompanhamento escolar, aprendem artesanato e participam de atividades e brincadeiras lúdicas. Durante o seminário de quarta-feira haverá apresentações das crianças assistidas pelo programa.

O Peti é desenvolvido em cinco núcleos guaçuanos nas zonas urbana e rural. Os núcleos funcionam no Parque São Camilo, Praça da Juventude, Chácaras Alvorada, Martinho Prado e Roseira.

O objetivo é manter as crianças e adolescentes na escola e ocupá-los com atividades dirigidas no horário contrário ao período escolar.

O I Seminário Sobre Erradicação do Trabalho Infantil em Mogi Guaçu foi programado por ocasião da proximidade do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 deste mês.

A data mundial foi instituída em 2002 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e é lembrada atualmente em mais de 60 países. No Brasil ocorre desde 2007.