Humanos digitais:artigo de Roberto Machado

Em mais um artigo para o Portal Guaçuano o Professor Roberto Machado .

Neste artigo o Professor comenta sobre os impactos que das mudanças tecnológicas na nossa sociedade.

Um tema atual e que todos nos estamos inseridos leia o Artigo Humanos Digitais e tire as suas conclusões. 

Humanos digitais

Tenho vistos alguns comentários nas mídias, onde tecem elogios as inteligências dos nativos da era digital quando dominam os recursos e aplicativos dos dispositivos digitais, quando pessoas das eras analógicas não conseguem utilizar certos aplicativos ou recursos de um determinado aplicativos seja ele um PC, smartphone, tablet, phablet, netbook. notebook e outros equipamentos da era digital.

Passamos por outros processos como o rádio e a televisão, que causaram impactos nos comportamentos sociais, o que não poderia ser diferente com a internet. Acontece que a criação e a produção das tecnologias estão em aceleração, causando rupturas entre grupos sociais com pouca diferença de gerações.

Uma criança da zona rural tinha um conhecimento devido a sua experiencia vivida, como apanhar um cavalo no pasto, arriar o cavalo e até andar nele para apartar bezerros ou ir até a vila, que com certeza uma criança da zona urbana não dominaria este conhecimento. Este conhecimento se dá pelo uso das tecnologias de seu período e habitat. Basta Lembrar que o Brasil em comemoração dos seus 500 anos do descobrimento queriam lançar ao mar a réplica da Nau Capitânia de Pedro Álvares Cabral, e não por acaso, não deu certo, porque as pessoas que dominam a arte de construir e navegar tais embarcações não existem mais, seria a mesma coisa que procurar hoje, alguém que saiba fazer uma roda de madeira usada em charrete, as pessoas que dominaram esta arte de saber o período do corte da madeira, a escolha da madeira e a arte de construir ou reformar com certeza acabou, se não acabou não demora muito.

Então precisamos entender que usar tecnologias que fazem parte do cotidiano, não torna os nossos jovens mais inteligentes que gerações passadas, apenas habituadas aos usos dos aplicativos atuais. Se pegarmos o início do uso do PC, eles teriam muitas dificuldades, pois os aplicativos não eram tão intuitivos, os usuários do PC na era do sistema DOS, tinham que digitar comandos em inglês onde espaço e virgula faziam diferenças.

Se hoje com a tecnologia da viagem no tempo trouxéssemos por exemplo: Epicuro, Aristóteles, Platão ou qualquer expoente do passado, com certeza ficariam maravilhados com as novas tecnologias, mas decepcionados com o debate de ideias, mesmo com os nossos expoentes.

 

Roberto Machado