Itaqui vence o Paulista e conquista o tetracampeonato Cinquentão

Inicio do lance que resultou no gol do Itaqui O Itaqui venceu o Paulista por 1 a 0 domingo de manhã no Estádio Carlos Nelson Bueno, Furno, no jogo decisivo do 10º Campeonato de Futebol Cinqüentão garantindo assim o titulo da competição e chegando ao tetracampeonato. O gol solitário do confronto foi assinalado por Oscarsinho, aos 18 minutos do segundo tempo num chute preciso, dentro da grande área e o goleiro Marcelo Baiochi nada pode fazer.

Pelo segundo ano consecutivo o Itaqui chegou à final do Cinqüentão enquanto que o Paulista depois das conquistas de 2007 e em 2008 dessa vez tentava ser tri e esse retrospecto dos participantes deu a decisão uma característica especial. Embora donos das melhores campanhas, os dois times entraram em campo sem nenhuma vantagem e isso fez com que ambos buscassem o resultado mas com cautela.

O equilíbrio técnico da disputa foi evidente em todos os movimentos com os setores de meia cancha das duas equipes articulando as jogadas de ataque, mas as defesas quando exigidas apareceram bem. As chances de gols surgiram de ambas as partes com o Itaqui finalizando mais e em uma delas, aos 15 minutos do segundo tempo Marcelo Baiochi fez uma defesa arrojada evitando a abertura do placar.

O Itaqui insistiu e aos 18 Oscarsinho apareceu para fazer o gol obrigando o Paulista ir mais a frente para tentar o empate e até chegou ameaçar o gol de Sander, mas faltou tranqüilidade nas finalizações. A decisão de domingo reuniu os dois únicos guaçuanos que já foram campeões do “Cinqüentão”. O Itaqui que levantou o caneco em 2009, 2010 e 2012 com o Paulista tendo vencido em 2007 e 2008.

O elenco do Itaqui formou com Airton, Antonio Bertucci, Arnaldo, Cicero, Darci, Eduardo, Fernando, Gildasio, Hélio Elói, João Batista, Zé Alexandre, Zé Antonio, José Carvalho, Trogilio, Zé Roberto, Marco Antonio, Milton Cunha, Natalino, Newton, Oscarsinho, Salvador Dezena, Vilela e Servilho, o técnico Bibiano.  Já o Paulista contou com os jogadores Alcides de Oliveira, Pelezinho, Antonio Carlos, Ari Silva, Ditão Bariani, Chicão e Laercio Caridori.

Completando o grupo, Luiz Carlos Cursio, Marcelo Baiochi, Raul, Romuil, Sergio Percego, Timóteo, Valmir, Vitorino e Jair Quaresma, o técnico foi Raul de Freitas. O goleiro menos vazado da competição foi Marcelo Baiochi, (Paulista) e o artilheiro, Antonio Bertucci, (Itaqui).