Ivan Albano é campeão do Ultra Triathon do Brasil, o desafio UB515

cm_ivan_albano_ultra1 (2)

Ivan Albano, atleta que treina e compete pelo Clube Mogiano, foi campeão do UB515, que é a primeira competição em formato Ultraman da América Latina, envolvendo 10km de natação e mais 145km de ciclismo no primeiro dia; 276km de ciclismo no segundo dia; e mais 84 km de corrida no terceiro e último dia.

cm_ivan_albano_ultra1 (1)

A prova teve início na sexta (25) em Paraty (RJ), onde aconteceu a natação. Os atletas seguiram no ciclismo para Ubatuba (SP), retornando a Paraty para fechar a primeira etapa. No sábado (26), eles partiram de Paraty em direção ao Rio de Janeiro, passando por Mangaratiba e Rio Claro, terminando a segunda etapa em Itaguaí. Por fim, disputaram a dupla maratona, que teve inicio em Itaguaí e terminou na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Se a dupla maratona, por si só, já representou um desafio impressionante, os atletas do UB515 ainda tiveram que lidar com o desgaste dos dois dias anteriores, que envolveram 10km de natação e mais 416km de ciclismo com 5.000m de elevação total.

O líder Ivan Albano tinha uma vantagem de mais de 2 horas sobre o segundo colocado, Carlos Paiva, que saiu um pouco mais forte para tentar diminuir a diferença. Carlos sentiu o esforço e, na marcada da primeira maratona, quem liderava era Reinaldo “Tubarão” Bassit, com Ivan Albano em segundo e o deca Ironman Sérgio Cordeiro em terceiro. Logo em seguida, Sebastião Falcão Muniz apertava o passo, com o objetivo de fazer a segunda metade da prova mais rápida do que a primeira.

Já no km 55, Falcão liderava a prova, correndo de sunga, da mesma forma que fez nos dias anteriores. A partir daí, o alagoano parecia ter uma energia sem limites, cruzando a linha de chegada com 7h60min nos 84km e 28h18’06” no total (quarta colocação geral). O segundo a cruzar a linha foi Ivan Albano, que completou a dupla maratona em 8h01min, vencendo a prova no geral com 24h40’10”. O terceiro do dia foi Tubarão, que fechou em 8h10min e o desafio em 27h06’16”, conquistando o segundo lugar no geral. O terceiro lugar no geral ficou com Carlos Paiva, que correu para 8h50min.

A única representante feminina na prova, Vanuza Maciel, foi a quinta no geral, seguida de Luiz Rissato, Sérgio Cordeiro e o amazonense Márcio Soares. O norte-americano Cory Foulk, 21 vezes Ultraman finisher, acabou não completando a disputa.

Fonte: http://www.mundotri.com.br/

Foto: Wagner Araújo