Olé – arrancó robando

foto12Logo após o jogo, Brasil 3, Croácia 1, esta era estampa do site do principal diário esportivo argentino. Temos que respeitar os argentinos, porque se tem uma coisa que eles entendem, é disto, “robando”. Quem era a Argentina no futebol em copa do mundo antes de 78, “nadie”, A copa do mundo de 1978 foi na Argentina, mas os Argentinos não estavam nem aí para a copa do mundo, não tinham tradição, não era como no Brasil que em copa do Mundo no dia de jogo da seleção brasileira o país para. Na época o técnico era o finado Coutinho e o brasão era a última copa como CBD “Confederação Brasileira de Desportos”. Eram 16 seleções e na segunda fase o Brasil e Argentina ficaram no mesmo grupo. Tem algumas curiosidades que muitos não virão, o time reserva do Brasil batia os titulares, com isto trazendo problemas para o técnico Coutinho, o galinho de quintino  tinha fama de ser jogador apenas de Maracanã, com isto o time do Brasil mudou, entrou Jorge Mendonça, Roberto Dinamite e Rodrigues Neto que deu muita diferença no time, no jogo contra a Argentina o Brasil partiu para cima e com isto foi um sufoco para a Argentina e o Brasil tinha chances de ganhar mas o técnico decidiu no segundo tempo segurar o empate, o que deve ter sido um alivio para a Argentina. Este foi o maior erro do técnico brasileiro, como a Argentina precisava de uma vitória com uma diferença de 4 gols, muitos não acreditaram, mas a Argentina venceu o Peru por 6 x 0, como um time que tinha o melhor goleiro da copa e um bom ataque perderia com uma diferença de 6 gols, detalhe, o goleiro era argentino naturalizado peruano,  e há quem diga que o time ganhou 3 milhões para entregar o resultado, foi a maior vergonha que vi até hoje na minha vida, claro que as manobras da Argentina não foram apenas estas, tiveram outras para que o time chegasse ao titulo de Campeão do Mundial de 78. Acredito que esta manipulação de resultado só foi superada pela Itália nas copas de 34 e 38, mas tinham algo em comum, interesses político, a ditadura militar Argentina e Mussolini com o fascismo pela Itália.

 

Mas deixando de lado as brincadeiras, agora vamos falar sério, o Brasil foi perfeito no jogo de abertura, para tornar o jogo mais interessante precisava dar uma vantagem para a Croácia, eu falei para o Marcelo dar um gol de lambuja, um já está bom. Não sei como a imprensa fala tanto, o Brasil fez 4 gols; a Croácia não fez nenhum, o maior adversário do Brasil era o próprio Brasil. Mas a meu ver, o melhor jogador brasileiro, foi Oscar, quando o Brasil sofreu o gol, apenas Oscar e Paulinho reagiram de maneira positiva. Eu acho um absurdo colocar um jogador como responsável por uma vitória quando são onze, fora as substituições. Isto é um descaso para com os outros jogadores. Não suporto a imprensa falar o tempo todo de apenas de um jogador, é marketing puro.

 

A FIFA sempre tem problemas com arbitragem, não que o árbitro japonês tivesse a intenção de ajudar o Brasil, mas para apitar jogos sul americanos, só árbitro muito bom e sul americano, os jogadores tem uma habilidade em cavar penalty espantosa, e que se diga de passagem que os argentinos estão entre os melhores catimbeiros. Só o arbitro da Tunisia não percebeu que a estatura de Maradona não era o suficiente para tirar a bola da mão do goleiro inglês, “la mano de Dios”, e o jogo foi apenas 2 x 1 para Argentina e nas quartas de finais, na qual levou o titulo de Campeão Mundial pela segunda vez no México. O maior sonho da seleção Argentina e dos Argentinos é ganhar a copa do mundo no Brasil. contra o Brasil e o meu é ver o Brasil Campeão no Brasil em cima da Argentina com o  árbitro anulando um gol legitimo da Argentina e validando um gol impedido brasileiro no final do segundo tempo com uma vitória simples de 1 x 0. Quero levar os Argentinos a loucura.

 

Se a competentisima e companheira “presidenta” brasileira não conseguir ganhar a copa aqui, vai ser ruim em Cuba.

 

Roberto Machado