Ordem DeMolay equipa ala do SUS com televisões

DSC00123Integrantes do Capítulo Filhos da Esperança, da Ordem DeMolay de Mogi Guaçu doaram aparelhos de televisão e colchões para alguns quartos da ala do SUS (Sistema Único de Saúde) da Santa Casa de Mogi Guaçu. No ano passado, eles desenvolveram um projeto que teve início com a arrecadação de recursos através da realização de um sorteio e do 2.o Festival do Escondidinho.(Foto – direita para esquerda: Matheus Marchiori dos Santos, José Donizete Matielo e Vinicius Villas Boas Meneghel).

A doação consistiu em 10 aparelhos de televisão de 14 polegadas e quatro aparelhos de 23 polegadas, além de cinco colchões; o projeto ainda contemplou a instalação das televisões. Os integrantes da Ordem identificaram esta necessidade através de conversas com profissionais médicos que trabalham no hospital. A partir desta iniciativa, todos os quartos ocupados por pacientes do SUS contam agora, com televisão, oferecendo um conforto a mais.
“A direção da Santa Casa só tem a agradecer a iniciativa destes jovens, que com este projeto demonstram uma formação diferenciada, com foco no voluntariado e nas causas sociais. Com estas doações, o hospital vai conseguindo equipar melhor as acomodações para os pacientes do SUS”, ressaltou o provedor Benedito Darcádia.
Este projeto foi idealizado no ano passado, durante o período em que Matheus Marchiori dos Santos presidia a Comissão de Filantropia e Vinicius Villas Boas Meneguel, era Mestre Conselheiro,cargos da liderança do Capítulo. Os integrantes da Ordem realizam anualmente várias campanhas em prol de famílias carentes e outras entidades filantrópicas em datas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal.
DeMolay
“A Ordem DeMolay é uma instituição internacional que conta com apoio da Maçonaria, é constituída por jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos e tem como objetivo a formação de lideres e a transformação de pessoas com virtudes afloradas em cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo”. Desta forma, o então presidente do Conselho Consultivo do Capítulo, José Donizete Matielo, define a Ordem.
O grupo local tem cerca de 25 jovens que se reúnem a cada 15 dias e desenvolvem vários projetos de voluntariado, sempre com o apoio e orientação do Conselho Consultivo, composto por membros da Maçonaria. A participação no DeMolay se inicia com o convite de um membro da Ordem ou da Maçonaria; entre os principais “requisitos” estão a boa índole e a vontade de aprimoramento.
Vale lembrar ainda que os princípios da Ordem baseiam-se em algumas virtudes, sendo a principal o companheirismo. O grupo de Mogi Guaçu é patrocinado pelas Lojas Maçônicas 9 de abril, 30 de dezembro e Fraternidade Guaçuana e apoiado pela Loja Aurora Guaçuana. Na região ainda existe o Grupo Meninas do Arco Íris, formado por jovens do sexo feminino, que desenvolvem ações semelhantes.