Solidão e convivência em grupo são temas do Espaço Encena

solidapO Espaço Encena retorna nesse sábado, dia 26, com a apresentação do longa “A Garota Ideal”, no auditório do Hospital 22 de Outubro, a partir das 14 horas. O evento é uma iniciativa do Dr. Cleber Moraes e conta com o apoio do Hospital 22 de Outubro e o patrocínio do SICOVAMM.

A discussão sobre o filme será realizada pelas psicólogas Renata Cardoso Tasca, formada em psicologia pela PUC Campinas, psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Campinas e mestranda na PUC Campinas e Simone Simões Guinato, psicóloga clínica formada pela PUC Campinas com aprimoramento em dependência química pela USP e pós em Psicopatologia pela Unicamp.

O filme, do diretor de comerciais Craig Gillespie, aborda um tema inusitado: a relação amorosa de Lars (Ryan Gosling) com a boneca inflável Bianca. Lars é um rapaz tímido que possui dificuldades de se relacionar com as pessoas. Órfão de pai e mãe, mora na garagem da casa do irmão e da cunhada, os quais o visitam constantemente com medo de que ele se sinta muito sozinho.

Cansado de buscar a “garota ideal” e dispensar as pretendentes que a família tenta arranjar, Lars resolve buscar a solução dos seus problemas comprando uma boneca inflável. Aos poucos, toda a cidade começa a se envolver na história, tratando Bianca como um ser humano (pensando, assim, estar ajudando Lars a superar esse momento complicado).

Metamorfoseando a realidade, o longa discute de forma sensível e até mesmo irônica a solidão da nossa sociedade e a dificuldade das pessoas em suportarem esse exílio no qual vivemos. “A Garota Ideal” ainda brinca com os nossos relacionamentos, e a constante projeção no outro de como esperamos que seja a pessoa amada, perfeita, idealizada, quase irreal.