ZOONOSES RETOMA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE PORTA EM PORTA A PARTIR DE SÁBADO

cao

Do dia 4 deste mês, sábado próximo, até 20 de dezembro, sempre aos sábados, das 7h30 às 17h30, a Secretaria de Saúde retoma a vacinação antirrábica de porta em porta nos mais de 40 mil domicílios de Mogi Guaçu.

A ação será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses e começará pelos bairros da zona Sul.

A coordenadora do CCZ, Silvana Munhoz Bueno, estima a população de cães e gatos de Mogi Guaçu em cerca de 35 mil animais, mas ressalva que esse número é aleatório porque a vacinação de casa em casa deixou de ser feita nos últimos cinco anos.

Na campanha de 2013, a vacina foi disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde. Este ano, a ação em domicílio servirá também para a realização de um censo do contingente de cães e gatos existente na cidade e também no Distrito de Martinho Prado Júnior e nas Chácaras Alvorada.

 

A Secretaria de Saúde já recebeu o primeiro lote de 8 mil doses da vacina e deve receber nova remessa do Instituto Pasteur nos próximos dias.

 

Ao todo, 26 funcionários trabalharão divididos em seis equipes. Em pelo menos dois sábados de outubro e dois de novembro, elas contarão com a ajuda de três atiradores do Tiro de Guerra.

 

O primeiro dia de vacinação, no próximo sábado, dia 4, em que as equipes começarão pela Jardim Santa Madalena, Parque dos Eucaliptos I e II, Jardins Bandeirantes, Itamaraty e outros bairros da região Sul, dará uma noção de tempo para programar os roteiros subsequentes.

 

Segundo Silvana Munhoz Bueno, a hidrofobia de cães e gatos foi erradicada em Mogi Guaçu há mais de 15 anos. A doença não tem cura e pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva do animal contaminado, através de mordidas ou arranhões.