4ª Edição do Torneio de Pontes de Espaguete da FIMI

torneio_espaguete_fimi (3)

Realizada no dia 14 de novembro, a competição teve como vencedor o grupo de Luiz Martins, que contou também com os alunos Alexandre Lopes, Douglas de Araújo, Bruno Kaetsu e Eleni Santana, do 6º semestre de Engenharia Civil. A ponte de espaguete que este grupo construiu suportou 187 kg antes de quebrar, e obteve a maior relação “carga de ruptura/peso próprio”, no valor de 126,9, índice que os levou à vitória.

torneio_espaguete_fimi (4)

Em segundo lugar ficou o grupo formado por Wesley Ciachi, Ana Paula de Morais, Jaqueline dos Santos e Jeronimo Orcini, também do 6º semestre. A ponte construída pelo grupo suportou um peso de 112,7 kg, e obteve o valor de 112,0 na relação “carga de ruptura/peso próprio”. Em terceiro lugar ficou o grupo formado por Débora de Brito, Larissa de Oliveira, Eclésio Silva, Leandro Gilberto e Ermano de Arruda Fº, do 2º semestre de Engenharia Civil. A ponte construída por este grupo suportou um peso de 135,8 kg, mas a relação “carga de ruptura/peso próprio” ficou no valor de 106,6, índice inferior ao obtido pelo segundo colocado.

 

 

Evento na FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada) contou com 29 equipes e envolveu 188 alunos do curso de Engenharia Civil e teve como objetivo promover a abordagem interdisciplinar do conhecimento e interagir com os campos de atuação da Engenharia Civil. Desses 29 grupos, seis foram desclassificados por irregularidades.

“A competição consiste em testar pontes construídas com espaguete e cola transparente e verificar sua resistência máxima. As estruturas são forçadas por um equipamento mecânico até sua ruptura. Vence o grupo que conseguir construir a ponte mais resistente, considerando design e peso”, explica a engenheira Renata de Faria Rocha Furigo, coordenadora do Curso de Engenharia Civil.

A coordenadora ressaltou sobre a importância do evento para os alunos praticarem o exercício de projeto. Ela destacou que o que levou a ponte do grupo do Wesley a ficar em segundo lugar foi o seu design, que propiciou uma estrutura mais resistente com a utilização de menos material em sua confecção, resultando menor peso. Esses aspectos são relevantes para a prática da profissão de Engenheiro, e os alunos praticam esse raciocínio durante todo o curso.

Outro aspecto importante do evento é por ele mobilizar os alunos ao longo de todo o curso. Os alunos participam da organização e do regulamento do evento. Neste ano foi adotado um novo equipamento de teste que foi projetado pelo aluno Ivan Belchior Barbosa, do 8º semestre do curso. A iniciativa partiu do próprio aluno, e teve apoio integral das FIMI. Com esse equipamento, a organização conseguiu realizar um evento mais rápido e mais preciso, e foi elogiado por todos, destacou a coordenadora.

O grupo vencedor foi premiado com um almoço de confraternização no Restaurante Beira Rio – Cachoeira, de Mogi Mirim, patrocinador do evento. Além disso, o grupo terá os nomes de seus integrantes gravados no troféu do torneio oferecido pela organização.