Exposição fotográfica exibe a representatividade e o empoderamento dos negros

Após ser um sucesso de público em São Paulo, a exposição “Minha Representatividade, Meu Empoderamento” chega a Campinas na terça-feira, 22 de maio. O projeto, idealizado pelo produtor cultural Vini Rigoletto, traz para o Piola Cambuí (Rua Ferreira Penteado, 1463) os retratos de 11 negros representativos e empoderados em suas diferentes áreas de atuação.

A proposta da exposição é mostrar, através do poder das lentes do fotógrafo Augusto Martins, a força da militância, do discurso e da articulação de cada um deles por uma sociedade mais justa e menos preconceituosa. A mostra pode ser visitada diariamente, a partir das 18h, até o dia 7 de junho. A entrada é franca.

Os personagens fotografados por Augusto Martins são: André Marinho (cantor do grupo Br’oz), Jaqueline Rosa Miranda (hair stylist/cabeleireira), Jeffão Black (youtuber), Joana D’Arc (maquiadora), Kamilah Pimentel (produtora executiva), Nanaco (garçom), MC Sofia (cantora), Oz Ferreira (intérprete criadora em dança), Taiguara Nazareth (ator), Ton Miranda (produtor cultural) e o próprio produtor Vini Rigoletto.

“Esse projeto nasceu há cerca de um ano em São Paulo. A ideia era fotografar negros empoderados e referências em suas áreas de atuação, com o propósito de criar um programa diferenciado para o Dia da Consciência Negra. Ficaríamos expostos por 15 dias no Piola Jardins, mas o sucesso foi tão grande que acabamos estendendo a temporada para 40 dias. A partir daí, recebemos convites para levar a mostra para outras cidades, como Campinas, Rio de Janeiro e Recife”, explica Vini Rigoletto.

“A proposta é mostrar o poder e a representatividade dos negros em um mundo globalizado, nitidamente multicultural, multifacetado e onde diversas perspectivas interagem o tempo todo”.

Serviço
Exposição fotográfica: “Minha Representatividade, Meu Empoderamento”
Coquetel de lançamento: 22 de maio, das 20h às 22h
Período da exposição: 22/05 a 07/06
Local: Piola Cambuí (Rua Ferreira Penteado, 1463)
Horário: A partir das 18h
Ingressos: Entrada Franca
Curadoria: Vini Rigoletto
Fotos: Augusto Martins