Falta de água no Jardim Alvorada e Pantanal,nota do Samae

O desabastecimento de água na parte alta do Jardim Alvorada e no Pantanal é justificado pelo aumento excessivo do consumo doméstico durante o período de estiagem em toda a cidade. O problema se intensificou no final de semana, mas o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) já trabalha para normalizar o serviço.

A estiagem, somado ao calor mais intenso, causa um maior consumo de água, principalmente para a lavagem de quintais devido à queima de cana de açúcar e acúmulo de poeira, para irrigação de plantas e hortaliças, maior número de banhos, entre outros.

Até então, a ETA (Estação de Tratamento de Água) vinha operando dentro da normalidade, a ponto de ser desligada durante duas horas ao dia. Agora, o funcionamento é de 24 horas, ampliando para 5 mil metros cúbicos (5 milhões de litros) de água tratada por dia para a distribuição.

Mesmo assim, o SAMAE já está executando serviços para melhorar a eficiência do bombeamento de água bruta da estação de captação até a ETA. Assim, será possível ampliar a capacidade de água tratada para normalizar o abastecimento, principalmente na parte alta do Jardim Alvorada e Pantanal.

Para garantir que ninguém fique sem água tratada, o SAMAE está disponibilizando caminhões que estão levando água tratada para localidades que estão tendo desabastecimento ao longo dia.

O SAMAE pede para que a população não desperdice água no período de estiagem e economize, evitando banhos demorados e uso excessivo na lavagem de veículos, quintais e calçadas.