Porsche vence categoria GT na 24 horas de Le Mans

porxA 24 Horas de Le Mans de 2013 terminou com duas vitórias da Porsche nas categorias GT. Os novos 911 RSR, pilotados pelos trios Romain Dumas/Marc Lieb/Richard Lietz e Jorg Bergmeister/Timo Bernahrd/Patrick Pilet, fizeram dobradinha na classe GTE-Pro, enfrentando a forte oposição formada pelos Aston Martin, Ferrari, Chevrolet e Viper. Na classe GTE-Am, o vencedor foi o 911 GT3 RSR tripulado pelos franceses Raymond Narac, Jean-Karl Vernay e Christophe Bourret. A Porsche é a maior vencedora da história da 24 Horas de Le Mans, com 16 vitórias na classificação geral, e os triunfos de 2013 permitiram chegar à marca de 100 vitórias em classes.

A 81ª edição da corrida mais importante do calendário mundial de provas de longa duração aconteceu com tempo instável e condições difíceis. Na linha de chegada, a equipe Porsche AG Manthey deu a seus pilotos uma recepção à altura do resultado. A vitória foi obtida na presença de Dr. Wolfgang Porsche (presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG), Mathias Müller (presidente da Porsche AG), Wolfgang Hatz (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento) e Bernhard Maier (Vendas e Marketing). Todos passaram a maior parte da prova acompanhando no box o desempenho dos Porsches.

Durante a corrida, os Porsches vencedores da GTE-Pro funcionaram perfeitamente, fazendo somente as paradas programadas para reabastecimento, troca de pneus e mudança de pilotos. Coube a estes a tarefa de manter os carros da Manthey Porsche AG na pista – e ela foi desempenhada com extremo sucesso. O único incidente aconteceu durante uma entrada do Safety Car após um acidente: o carro entrou na pista à frente de Marc Lieb, o que causou a perda de dois minutos em relação aos adversários.

Na classe GTE-Am, o 911 GT3 RSR da equipe IMSA Performance Matmut, tripulado por Raymond Narac, Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay, garantiu à Porsche mais um triunfo em Le Mans. Outra atração da Porsche foi a presença do ator Patrick Dempsey (estrela do seriado “Grey’s Anatomy”), piloto de carros GT já há alguns anos. Seu 911 GT3 RSR, dividido com Patrick Long e Joe Foster, chegou a liderar na classe, mas seu sonho de vitória acabou quando o carro foi jogado para fora da pista por um protótipo.

Em 2013, a 24 Horas de Le Mans foi ensombrecida pela morte do piloto dinamarquês Allan Simonsen. Ele bateu na veloz curva Tertre Rouge na quarta volta da corrida e não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco depois de chegar ao Centro Médico do circuito.

Resultado da prova
Classe GTE-Pro
1. Romain Dumas/Marc Lieb/Richard Lietz, Porsche 911 RSR, 315 laps
2. Jorg Bergmeister/Timo Bernhard/Patrick Pilet, Porsche 911 RSR, 315
3. Peter Dumbreck/Stefan Mücke/Darren Turner, Aston Martin Vantage, 314
4. Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor, Chevrolet Corvette, 312
5. Olivier Beretta/Kamui Kobayashi/Toni Vilander, Ferrari 458 Italia, 312
6. Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella/Matteo Malucelli, Ferrari 458 Italia, 311

Classe GTE-Am
1. Raymond Narrac/Christophe Bourret/Jean-Karl Vernay, Porsche 911 GT3 RSR, 306 laps
2. Piergiuseppe Perazzini/Lorenzo Case/Darryl O’Young, Ferrari 458 Italia, 305
3. Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci, Ferrari 458 Italia, 305
4. Patrick Dempsey/Patrick Long/Joe Foster, Porsche 911 GT3 RSR, 305
5. Patrick Bornhauser/Julien Canal/Ricky Taylor, Chevrolet Corvette, 302
6. Jamie Campbell-Walter/Roald Goethe/Stuar Hall, Aston Martin Vantage, 301