Robogames 2013 é Brasil

Thales Eduardo Nicoleti ,jovem,  guaçuano e brilhante   estudante de Engenharia elétrica na UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, é  o atual capitão da divisão de eletrônica da Equipe de robótica chamada UAI!RRIOR, nesse mes de abril participamos do campeonato mundial de robótica a tão famosa ROBOGAMES, que ocorreu em San Mateo – estado da Califórnia nos Estados Unidos.

 
roboFoi   a unica escola de nivel federal representando o Brasil, ficamos muito gratos em conquistar uma medalha de ouro e quatro de prata, contribuindo assim para que o Brasil conquistasse o segundo lugar no ranking  geral.

 

Após ter muito sucesso em quatro anos consecutivos na Olimpíada Mundial de Robótica, não é difícil imaginar que a Equipe Uai!rrior representou muito bem o Brasil no evento de 2013. Além conquistar o segundo lugar em duas categorias, a Uai!rrior subiu no lugar mais alto do podium e recebeu a tão sonhada medalha de ouro no combate de robôs LightWeight.

Como em todo começo de ano, a Equipe concentrou todos os seus esforços nos preparativos para participar da Robogames. Os projetos foram todos executados com bastante antecedência e finalizados antes do prazo estimado, o que aumentou muito as expectativas da Equipe para este mundial. Foram levados para competir este ano um total de 8 projetos: o robô General estreante da categoria MiddleWeight de 54,5Kg, o Federal M.T. de 27,2Kg, o Kippa e o Carrapato de 1,36Kg, o Bacon de 0,454Kg e por fim o Cálculos Hockey Team, 3 robôs de 6,8Kg.

robo2Com os robôs todos prontos a Equipe Uai!rrior partiu para os Estados Unidos no dia 15 de abril. O voo sofreu alguns imprevistos, mas conseguimos embarcar na data prevista. Foi feita uma escala em Washington e em seguida, pousamos no nosso destino final, São Francisco-Califórnia. Tal como nos anos anteriores, o evento ocorreu no San Mateo Event Center, em San Mateo, cidade próxima a São Francisco.

Já no dia da inspeção de segurança os membros da Equipe estavam muito animados. Todos os oito robôs passaram pelos testes com extrema facilidade e receberam muitos elogios dos organizadores e de outros competidores. As expectativas para os combates só aumentavam e os robôs eram finalizados um a um.

No primeiro dia de competição, os oito projetos já estavam prontos para serem colocados na arena, e a Equipe Uai!rrior começou o dia bem! Já na primeira luta o Kippa venceu o robô Prototype arrancando as duas rodas do adversário durante o combate. Depois dessa vitória o Kippa seguiu muito bem nos combates, vencendo o robô Yenzer. Apesar de ser um projeto extremamente competitivo, acabou perdendo por pontos para o robô Atittude e por muito azar ficou preso em um parafuso sem conseguir se locomover no round seguinte, o que o eliminou da competição.

Partindo para uma categoria abaixo da Beetleweight, na AntWeight o robô Bacon entrou na arena para defender a Equipe Uai!rrior. Apesar de ter começado a Robogames com uma derrota para o robô The Bomb, o Bacon avançou bastante nas chaves vencendo os robôs Micro Touro e Emsee. Infelizmente nas semi-finais ele não teve sorte e já no primeiro golpe, o robô adversário o lançou para fora da arena e o eliminou da competição.

Apesar dos robôs pequenos não terem tanto sucesso, na arena grande a Equipe Uai!rrior destruiu tudo com os robôs Federal e General. Já na sua estreia o robô General surpreendeu a todos chegando invicto na final! Disputou vários rounds emocionantes e venceu várias lutas, contra os robôs Doom on you, Killa-KT, entre outros. Após várias vitórias, o General partiu para a final contra o Touro, um projeto de uma equipe também brasileira. A Uai!rrior começou a luta muito bem, o General atacou bastante o adversário e levou o publico a loucura, porém após um belo golpe do Touro, o General foi virado de ‘ponta cabeça’ deixando de ser suficientemente competitivo e acabou perdendo a disputa. Após esta luta a Equipe teve apenas 40 minutos para consertar o General e coloca-lo novamente na arena. Como tempo foi o curto e o robô estava significativamente danificado, não foi possível vencer a luta seguinte. Porém não há como negar que o General teve um desempenho brilhante já na sua estreia! Conquistou o título de vice-campeão mundial e certamente trará muitas alegrias para a Equipe nas próximas competições.

Outro robô que trouxe e ainda trará muitas alegrias para a Equipe Uai!rrior é o Federal M.T., que ano passado conquistou o inédito título nacional! Com muita garra e dedicação, podemos dizer que ele é o atual CAMPEÃO MUNDIAL da categoria LightWeight, com uma participação incrível na Robogames 2013! Tal como o General, ele chegou invicto na final, e nocauteou o adversário Big B na sua ultima luta, deixando bem claro que era o atual campeão da categoria.

Por fim, para nos orgulhar ainda mais, o time de Cálculos também fez bonito na competição. Como de costume, a Equipe Uai!rrior chegou na final com o saldo de gols positivo e extremamente alto. O time estava perfeitamente entrosado e os pilotos muito bem treinados, sem dúvidas, trata-se da melhor Equipe de Hockey no Brasil! Os Cálculos venceram todos os adversários, exceto o Kick-me . Com isso, ficamos merecidamente com o título de vice-campeões mundiais na categoria e com a promessa de melhorar o projeto para vencermos ainda mais em 2014.