TEATRO DO CENTRO CULTURAL TEM ATIVIDADES SUSPENSAS

DSC_0048aA Secretaria de Cultura decidiu suspender, por pelo menos 60 dias, todas as atividades do Teatro Tupec do Centro Cultural. A medida foi tomada por precaução, depois que foi constatado que o forro se deteriorou devido a infiltrações na cobertura.

A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira, dia 27, pelo secretário de Cultura, Luiz Carlos Ferreira, em entrevista coletiva da qual participou também o secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto.

O problema foi averiguado e confirmado esta semana por duas empresas especializadas, a AB Motion Manutenção Cenotécnica e a Art Solda Mundial, cujos relatórios apontam riscos de placas do forro se desprenderem a qualquer momento.

Para Salvador Franceli Neto, que é engenheiro e estava acompanhado do também engenheiro Fernando José Fernandes, da SOB, “os relatórios são preocupantes”. Ambos também farão uma avaliação minuciosa para definir que reparos precisam ser feitos.

Luiz Carlos Ferreira explicou que, ao assumir a pasta no ano passado, foi informado que o teatro recebeu manutenção em 2012, mas agora soube que fazia cinco anos que a manutenção periódica não era realizada, quando deveria ser feita pelo menos duas vezes por ano.

Além da deterioração do forro, há outros problemas ocasionados por desgastes e falta de manutenção a serem corrigidos, como o carpete que reveste o piso da plateia e está estragado em vários pontos.

A Secretaria de Cultura tentará realocar algumas das atividades que estavam agendadas para março e abril para outros espaços. São alternativas como o Centro de Convergência Cultural, na antiga estação ferroviária, o Teatro de Arena do Parque Linear do Córrego dos Macacos e até mesmo ginásios de esportes da Secretaria de Esportes e Turismo e clubes sociais.