Unimed cria núcleo para atendimento a aposentado e pensionistas municipais

DSC_0273A partir de fevereiro, aposentados inativos e pensionistas da Prefeitura e autarquias municipais receberão atendimento exclusivo no NAPS (Núcleo de Atenção Primária à Saúde) que a Unimed Regional da Baixa Mogiana está implantando em Mogi Guaçu.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira, dia 22, pelo gerente da DRH (Divisão de Recursos Humanos) da Prefeitura, Pedro José Gonçalves, em entrevista coletiva.

A iniciativa será apresentada aos conveniados na próxima quinta-feira, dia 27, às 8h30, por representantes da Unimed, no Teatro Tupec do Centro Cultural.DSC_0285O serviço é extensivo aos dependentes. São 846 aposentados inativos e pensionistas só da Prefeitura, o que representa uma clientela de aproximadamente 1.500 pessoas. O NAPS terá capacidade de atender 2.000 usuários, incluindo os próprios funcionários da Unimed.

O atendimento será personalizado, com três médicos especializados em geriatria e saúde familiar, duas enfermeiras, dois técnicos em enfermagem e duas recepcionistas. O NAPS funcionará junto à sede da Unimed, na Avenida Mogi Mirim.

A finalidade do Núcleo é prestar atendimento primário e realizar a triagem dos pacientes para encaminhamento de consultas a especialistas, evitando assim que estes usuários marquem consultas simultâneas e aleatoriamente em diversos consultórios.

Segundo Daniela Lino, chefe do Setor de Benefícios da DRH, o número mensal de consultas de aposentados inativos, pensionistas e dependentes através do convênio é de aproximadamente 800. Pedro José Gonçalves informa que a Unimed estima reduzir a demanda nos consultórios entre 15% a 20% com o NAPS.

Somando os usuários desta categoria vinculados às autarquias aos da Prefeitura, passam de 1.000 os conveniados que serão atendidos no NAPS, além de seus dependentes. Isto não significa, no entanto, que não poderão continuar a marcar consultas diretamente com os médicos de sua preferência.

A finalidade é agilizar o processo e otimizar o acompanhamento a pacientes idosos por meio de atendimento humanizado, que considera as dificuldades inerentes à idade avançada, como as de locomoção e comunicação.

A carteira de conveniados da Prefeitura com a Unimed tem atualmente um titular de 98 anos e uma pensionista com 100 anos de idade.

O NAPS possibilitará um acompanhamento mais preciso desde a primeira consulta porque a partir dela será aberto um prontuário com histórico que será sempre atualizado nas próximas. Esses registros e o envolvimento da família serão de grande importância, por exemplo, no trato de doenças hereditárias.