Muitas emoções na Mitsubishi Cup em Jaguariúna

mitu
Fotos:Tom Tapp

 Todos os ingredientes para uma boa prova de rali estavam presentes neste sábado na cidade de Jaguariúna (SP), que abriu a temporada 2014 da Mitsubishi Cup, rali cross-country de velocidade. Sol, calor, poeira e um percurso de tirar o fôlego empolgaram os competidores no início da temporada.

mita

A competição, que completa 15 anos, é uma das mais tradicionais do País e reúne veteranos e também novatos no esporte, como o jovem Tiago Reijers, que teve a primeira experiência como piloto. “Sempre acompanhei meu pai no rali, sonhando que este dia chegaria. Ele chegou e é realmente muito legal, rápido”, comenta o agrônomo, de 27 anos. A seu lado, o experiente navegador Rogerio Almeida, que competiu durante muitos anos com seu pai, Roberto. “É muito bom estar ao lado dele. Meu pai evoluiu bastante depois que os dois começaram a andar juntos e agora está sendo a minha vez de aprender com ele”, disse Tiago. “É um aprendizado”, completa.

mituer

Os pilotos fizeram três provas com mais de 30 quilômetros em um circuito com muita poeira em meio a plantações de cana e soja, com curvas fechadas e grandes retas, que permitiram às duplas explorar todo o desempenho de seus Pajero TR4 e L200 Triton preparados para competição.

O campeão da L200 Triton ER em 2013, Lucas Moraes, mudou de categoria e agora está na L200 Triton RS. Para ele, a prova de Jaguariúna também se tornou um grande aprendizado. “Estou achando muito boa essa mudança. A Triton RS é um carro fantástico e a Mitsubishi está de parabéns”, comentou o piloto, que venceu as três provas do dia e faturou o título da etapa.

“É fantástico começar com a vitória. Não esperava, pois tem excelentes competidores. Agora é manter o pé no chão, faltam seis etapas e tem muita coisa para acontecer”, garante ele. “Ter concorrentes bons é o que nos faz melhorar. No ano passado foi assim, viemos evoluindo e tivemos a sorte de terminar com o título. Este ano promete ser da mesma forma”, empolga-se.

Acostumada a subir no pódio do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, Belem Macedo encara agora as pistas da Mitsubishi Cup, também ao lado do marido e piloto, Celso Macedo. “Está sendo muito acima da minha expectativa. A sinergia que tenho com o Celso é algo impressionante, mas tudo acontece muito rápido e preciso me acostumar. A cobrança que existe é mútua, mas é tranquilo. Estamos indo com calma”, disse ela, que ficou em terceiro lugar na categoria Pajero TR4ER e viu seu filho, Fred, comemorar o título da etapa ao lado do navegador Marcelo Haseyama.

“A prova foi muito boa, rápida, com vários tipos de piso. Foi fantástico. Conseguimos juntar sorte, equipamento, piloto, navegador e começamos com o pé direito. Não tenho palavras”, comemora Fred, que é cauteloso: “vamos degrau por degrau para chegar ao fim do ano no topo do pódio.”

Primeira do ano

Foi nesse cenário cheio de desafios que as duplas nas cinco categorias – Pajero TR4 R, Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS – abriram a competição. Na Pajero TR4 R, Rodrigo Khezam e Pipo Mirone comemoraram o resultado. Para eles, o principal desafio da etapa foi a poeira. “Graças à navegação, conseguimos um resultado excelente para abrir a temporada”, comemora Rodrigo.

Outra dupla que voltou para casa com o troféu foi o piloto Sérgio Gugelmin e o navegador Marcos Maia Panstein, na Pajero TR4 ER Master. “A categoria está muito competitiva. Temos novas duplas que chegaram com força e outros competidores experientes que, com certeza, virão ainda mais motivados para as próximas etapas”, conta o navegador.

Na L200 Triton ER, os vencedores foram Ricardo Feltre e André Lucas Munhoz. Para eles, a atenção da Mitsubishi foi essencial para eles realizarem uma etapa sem problemas. “A equipe, os mecânicos e todos os envolvidos na organização estão de parabéns. Com o sistema de aluguel dessa categoria, chegamos sempre tranquilos, só preocupados com a planilha e com acelerar o carro”, comenta Ricardo.

Próxima etapa

As duplas da Mitsubishi Cup voltam a se encontrar no dia 26 de abril para a segunda etapa, desta vez em Mafra, em Santa Catarina. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, pelo Facebook (www.facebook.com/MundoMit) e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Mit Financiamentos, Pirelli, Petrobras, Lubrax, Magneti Marelli, Clarion, MAPFRE, Transzero, Unirios, Columbia, Artfix e STP.

Resultados – Mitsubishi Cup

1ª etapa – Jaguariúna (SP)

L200 Triton RS

1) Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio – 45 Pontos

2) Felipe Ewerton/Rodrigo Mello – 42 Pontos

3) Juliano Jorge Vieira Diener/Vitor Jose Muench – 35 Pontos

4) Cristiano Batista/Fabio Rogerio Pedroso – 34 Pontos

5) Fabio Prada Ferreira/Edgar Fabre – 33 Pontos

L200 Triton ER

1) Ricardo Feltre/Andre Lucas Munhoz – 45 Pontos

2) Glauber Fontoura/Minae Miyauti – 38 Pontos

3) Seigo Nakamura/Luiz Antonio Paiva Dos Reis – 37 Pontos

4) Marco Antonio Falchetti Mendes/Ivo Renato Mayer – 36 Pontos

5) Carlos Henrique Scheffer Junior/Rafael Malucelli – 32 Pontos

Pajero TR4ER Master

1) Sergio Gugelmin/Marcos Maia Panstein – 43 Pontos

2) Wagner Felippe Roncon Roncon/Joselito Vieira De Melo Junior Junior – 36 Pontos

3) Miguel Zarpellon/Joao Pavia – 35 Pontos

4) Rodrigo Meinberg/Joao Luis Stal – 32 Pontos

5) Albano Dos Santos Parente Jr/Joao Gilberto Ferreira – 29 Pontos

Pajero TR4R

1) Rodrigo Khezam/Pipo Mirone – 45 Pontos

2) Carlos Martins S. Filho/Andre Luiz Machado Da Silva – 36 Pontos

3) Flavio Donizeti Pereira De Oliveira/Jose Luis Marcon – 36 Pontos

4) Marco Tulio Lana/Leonardo Magalhaes – 35 Pontos

5) Bartolomeu Carvalho Nunes/Fabio Grochowiski Rocha – 35 Pontos

Pajero TR4 ER

1) Frederico Macedo/Marcelo Haseyama – 44 Pontos

2) Paulo Cesar Gondim/Atonio M Junior Chagas – 43 Pontos

3) Celso Macedo/Belen Macedo – 36 Pontos

4) Ivan Machado Terni/Eduardo Pereira E Costa – 34 Pontos

5) Luiz Claudio Parente/Glauco Alencastro – 28 Pontos