MUNICÍPIOS DA REGIÃO UNIFICAM AÇÃO PARA COMBATE À DENGUE

INF_3460Representantes das prefeituras de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Conchal, Estiva Gerbi e Aguaí se reuniram nesta segunda-feira, dia 23, no gabinete do prefeito Walter Caveanha, em Mogi Guaçu, para ouvir o entomologista Mohamed Habib.

A reunião teve por objetivo absorver os conhecimentos do visitante para definir mecanismos e estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ficou convencionado, por proposta do professor Mohamed Habib, que os municípios se unirão em esforço regional de contenção do agente causador da doença.

O convidado reconheceu que a epidemia da dengue é extremamente crítica, sendo necessário, para interromper a corrente da doença, eliminar um dos vértices do triângulo formado pelo vírus-vetor-homem, pelo qual a doença se instala e se propaga.

A interrupção tem que ser feita pela redução da população do mosquito. A erradicação será um processo de longo prazo, não menos de cinco anos, a ser executado através de um programa educacional continuo para mudar os hábitos da população.

Propôs o professor Mohamed que, de imediato, os municípios se lancem a uma campanha radical simultânea para o combate ao mosquito adulto e a eliminação de criadouros residenciais.

A providência simultânea considera o fato de que o agente, muito embora de curta autonomia própria de vôo, é movido por correntes de ar que o conduzem a longas distâncias, ultrapassando as fronteiras entre as cidades.

Recomendou igualmente o professor Mohamed Habib que os poderes públicos mobilizem intensamente a sociedade, através de seus mais diversos segmentos, para tornar mais eficaz a ação e criar uma consciência da responsabilidade de cada um em relação ao problema.

Por consenso entre os representantes dos municípios presentes, foi decidida a constituição de um Grupo de Trabalho para definir estratégias, coordenar e monitorar a situação conjuntamente e trocar informações de interesse comum.

Uma próxima reunião ficou agendada para a próxima segunda-feira, dia 30, quando os municípios deverão ter dimensionado a área de atuação conjunta, os recursos em equipamentos e profissionais, de modo a ser elaborado um planejamento conjunto de ação. As reuniões de trabalho deverão ser semanais.

O professor Mohamed Habib manifestou disposição de contribuir com os municípios no curso do trabalho, com avaliação crítica do planejamento e do plano de trabalho conjunto das respectivas prefeituras.

PRESENÇAS

Estiveram presentes à reunião: prefeito Walter Caveanha (Mogi Guaçu); prefeito Rafael Otávio Del Judice (Estiva Gerbi); Gerson Luiz Rossi Junior (vice-prefeito e secretário de Saúde de Mogi Mirim); Clara Alice Franco de Almeida Carvalho (secretária de Saúde de Mogi Guaçu); Rosa Ângela Iamarino (secretária de saúde de Itapira); Ana Adélia Alonso Sancheta (diretora de Saúde de Conchal); Pâmela S. Moreira (coordenadora de Conchal); Danielle Antonio Abrantes (coordenadora da Vigilância Sanitária de Aguaí); Josemari Apolinário (coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itapira); Denis Camilo de Carvalho (medido, Mogi Guaçu); Silvana Bueno (Centro de Controle de Zoonoses de Mogi Guaçu).

INF_3447MOHAMED HABIB

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria, no Egito, na modalidade de Entomologia, ramo da ciência que trata dos insetos. Por anos exerceu a docência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi diretor do Instituto de Biologia.

Aposentou-se em janeiro de 2012, mas continua atuando como professor convidado na Unicamp. É professor de Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.