Saiba utilizar a Internet Security

netA PROTESTE testou os principais pacotes de Internet Security e constatou que a atualização dos pacotes é a parte do processo considerada mais importante, por que deixa seu computador livre de novas pragas e ameaças e em muitos programas este processo é bem simples. Os pontos negativos são que todos os programas deixam “lixo” no computador quando desinstalados, por isso foram melhor avaliados aqueles que menos “sujeira” liberaram na máquina, como Kaspersky e Panda. 

O Panda também não possui informação no painel central em relação ao seu status da proteção. Kaspersky, Avira e McAfee são os que mostram essas informações da maneira mais eficiente. Em todos os produtos é fácil reverter um arquivo previamente colocado em quarentena, exceto no Bitdefender, Panda e Norton. Por outro lado, não é fácil configurar as opções de bloqueio de tráfego de dados que saem do computador nos firewalls do Avast, Bitdefender, GData e Trend Micro.

Mais importante do que retirar as ameaças do computador é prevenir que arquivos maliciosos entrem na máquina – e isso quem faz é o antivírus. Sendo assim, instalamos 12.964 vírus e verificamos quantas ameaças foram identificadas e eliminadas. GData eliminou mais de 97% das ameaças, enquanto Panda e Norton não eliminaram nem 75%.

A capacidade de prevenção dos programas em tempo real quando os usuários baixam arquivos infectados foi boa. O mesmo não pode ser dito quando um pen drive com vírus é usado. Apenas o GData foi bom ao proteger o computador dessa “infecção”. O Norton foi o pior, achando apenas três dos 50 vírus do dispositivo.

Contra phishing, ou roubo de senhas, o mais eficaz é o Bitdefender, com 82%, contra somente 4% do AVG. Já os mais lentos em detectar e remover arquivos maliciosos foram Norton, Panda e Trend Micro. A análise do firewall avaliou a proteção contra a entrada e a saída de dados do computador. O segundo caso é mais perigoso, pois indica roubo de informações.

Os firewalls de Norton e McAfee foram os piores do teste, pois permitiram a saída de dados e, por isso, não são indicados para compra. Mas vale ressaltar que os sites usados nas análises não traziam proteção extra, ao contrário do que geralmente acontece naqueles que envolvem transações comerciais.

Fonte: Proteste