Programa “Cidade Resiliente”

DSC_2982

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Walter Caveanha assinou na segunda-feira, dia 3, contrato com a Defesa Civil estadual incluindo Mogi Guaçu no Programa “Cidade Resiliente”. A iniciativa abrange cidades com potencial de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres e catástrofes.

O coordenador regional da Defesa Civil, Sidney Furtado Fernandes, e o coordenador adjunto do órgão, Álvaro Sílvio Feijó de Souza, estiveram presentes ao ato de assinatura da adesão de Mogi Guaçu ao programa.

O coordenador da Defesa Civil de Mogi Guaçu, Renato David Costa, e o membro do órgão local, Flávio Davidoski, também participaram do ato.

A partir da assinatura do documento, todas as secretarias municipais estão comprometidas em desenvolver ações preventivas e em se mobilizarem de maneira efetiva e imediata em casos de catástrofes e desastres, embora Mogi Guaçu não seja um município com áreas que ofereçam riscos iminentes.

A partir do contrato, dependendo da dimensão do desastre ou catástrofe e seu efeitos, serão passados recursos governamentais emergenciais para o governo municipal a fundo perdido, procedentes dos governo estadual e federal.

A adesão de Mogi Guaçu ao Programa “Cidade Resiliente” também vai permitir que em breve a Defesa Civil local tenha acesso a um cartão especial de uma conta, através da qual poderão ser sacados recursos que serão depositados em situações de desastre e catástrofes.

O convênio assinado na segunda-feira permite também o recebimento pelo Município, em casos de catástrofes, de recursos da ONU (Organização das Nações Unidas).

O coordenador da Defesa Civil de Mogi Guaçu, Renato David Costa, acentua que o contrato, na verdade, credencia o Município junto à ONU, com direito a certificado emitido pela entidade.